segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Crítica - O Bebê de Bridget Jones

Bridget Jones


poster o bebê de bridget jones
Feito doze anos depois de Bridget Jones: No Limite da Razão (2004), este O Bebê de Bridget Jones podia ser mais uma dessas continuações tardias que não demonstra ter nada a oferecer além da nostalgia pelos antecessores como Jurassic World (2015) ou Debi e Lóide 2 (2014). Felizmente essa nova história de Bridget Jones não se enquadra nesta categoria, conseguindo trazer uma história que demonstra dialogar com os dias atuais, mas sem esquecer o que torna sua protagonista tão interessante.

Na trama, depois de passar seu aniversário sozinha (na hilária abertura com a canção All By Myself) Bridget decide dar uma guinada em sua vida. Ela vai com uma amiga a um festival de música e conhece Jack (Patrick Dempsey) com quem passa a noite e dias depois reencontra o ex-namorado Darcy (Colin Firth) e também passa a noite com ele. O tempo passa e ela percebe estar ganhando peso e colegas de trabalho sugerem que ela pode estar grávida. Agora, além de ter que lidar com seus novos chefes e sua recém-descoberta gravidez, precisa também encontrar um modo de descobrir quem é o pai, já que tanto Jack quanto Darcy são candidatos possíveis.

O primeiro acerto é evitar uma abordagem moralista em relação à situação de Bridget. Seria muito fácil encher o filme de julgamentos morais quanto a fato dela ter ido para cama com dois homens diferentes em tão pouco tempo, mas felizmente a narrativa sequer tenta transformar isso numa questão. Afinal é 2016 e uma mulher pode se relacionar livremente com quem ela quiser sem ser julgada por isso. Também acerta ao evitar vilanizar qualquer um dos dois pretendentes, uma vez que isso tornaria tudo maniqueísta demais. Tudo bem que ambos tomam atitudes questionáveis em alguns momentos, mas são ações compreensíveis dadas as circunstâncias, revelando-os como homens falhos, ainda que igualmente dignos do afeto da protagonista, ao invés de príncipes encantados perfeitos.

Renée Zellweger continua excelente como Bridget, com suas narrações espirituosas e um timing cômico impecável, ela acerta cada piada e situação constrangedora em que a personagem se coloca. Assim como nos filmes anteriores, ela segue conseguindo encontrar o extraordinário e o inusitado em uma personagem que é fundamentalmente banal, criando uma protagonista que é encantadora, mas com a qual qualquer um consegue se identificar. Bridget ainda comenta sobre uma série de temas como a "Buzzfeedização" do jornalismo, o modo como já tratamos como idosas pessoas que já passaram de uma certa idade, a tentativa de usar apps e seus algoritmos para conhecer pessoas ou mesmo observações mordazes sobre a geração que vem depois da dela, como seus chefes hipsters com suas barbas desenhadas e "coques samurai" (o kit "galã feio", como diria uma página da internet) que os tornam indistinguíveis uns dos outros.

Colin Firth diverte como o socialmente esquisito Darcy, enquanto que Patrick Dempsey funciona bem como um empresário bem-intencionado. Ambos tem cenas bem divertidas ao tentarem ajudar Bridget juntos e a cara dos dois quando descobrem que qualquer um deles pode ser o pai é simplesmente impagável. Além de bem juntos, os dois também estabelecem uma boa química com Zellweger e assim é possível imaginar que ambos tem chance com Bridget. Emma Thompson tem uma participação pequena, mas muito divertida como a sarcástica ginecologista da protagonista e seu senso de humor seco é responsável por vários momentos engraçados.

O Bebê de Bridget Jones acaba sendo muito mais divertido do que qualquer um imaginava. Pode não trazer nada que nenhum dos dois filmes anteriores já tenham feito, mas seu texto espirituoso e o bom timing cômico do elenco constroem uma experiência divertida e charmosa.


Nota: 8/10

Trailer


Nenhum comentário: