sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Reflexões Boêmias – Melhores Filmes de 2018


Melhores filmes


É sempre importante fazer um balanço do ano que passou e pesar as coisas boas e ruins que vivenciamos ao longo deste período. Como já fizemos nossa lista dos piores filmes de 2018, agora é a vez de pensarmos em quais foram os melhores filmes do ano que passou. A lista leva em conta apenas filmes que tiveram lançamento comercial no Brasil em 2018, seja nos cinemas ou direto para vídeo e streaming. Vamos a eles!




Melhores Filmes de 2018 The Bleeding Edge


Documentário produzido pela Netflix que traça um retrato assustador da indústria de equipamentos médicos e como muitos dispositivos chegam ao mercado e ao corpo dos pacientes com pouquíssimos estudos clínicos.



Melhores Filmes de 2018 Isle of Dogs


Animação cheia da excentricidade típica do diretor Wes Anderson que faz aqui uma atemporal metáfora sobre a ascensão do fascismo.



Melhores Filmes de 2018 Avengers Infinity War


A culminância de toda a construção narrativa e de universo compartilhada feita pela Marvel nos últimos dez anos entrega exatamente o intenso e grandioso clímax pelo qual os fãs tanto esperavam



Filme Café Com Canela


Há uma sinceridade e afeto tão grandes no modo como Café Com Canela narra as vidas de pessoas que vivem no Recôncavo da Bahia que não há como deixar de se encantar por ele.



Best Movies 2018 Black Panther


De vez em quando a Marvel parece atentar que seus filmes seguem uma fórmula bastante rígida e previsível e decidem entregar algo diferente. A primeira vez que fizeram isso foi em Capitão América: O Soldado Invernal (2014) e agora voltam a fazer em Pantera Negra, que por trás de sua aparência de uma típica história de origem, há uma trama sobre representatividade, exploração e colonialismo povoada por personagens interessantes e um vilão complexo.



Best Movies Death of Stalin


Comédia ácida sobre as brutais intrigas de bastidores no alto escalão soviético depois da morte de Josef Stalin. Em um duro e cômico lembrete de que a política é muitas vezes feitas por indivíduos ignóbeis e mesquinhos que só tem os próprios interesses em mente.



Best Movies Call Me By Your Name


Discutindo certos tabus sexuais com muita naturalidade, o filme é uma cuidadosa narrativa sobre despertar afetivo e sexual que envolve pela sua sensibilidade e construção visual



Best Movies Hereditary


Confesso que tive dificuldade para dormir depois de assistir Hereditário. É daqueles filmes que continuam a nos assombras mesmo quando as luzes do cinema se acenderam dias atrás.



Best Movies The Good Manners


Dirigido por Marco Dutra e Juliana Rojas, é uma ótima homenagem aos antigos filmes de monstro, entendendo muito bem o que torna essas histórias tão especiais. Dá para dizer sem medo que é o melhor filme da Marjorie “Estiano” (foi mal, não resisti a fazer esse trocadilho).



Best Movies A Star is Born


Mesmo sendo a quarta vez que essa história é contada, Nasce Uma Estrela conquista e emociona pela qualidade do elenco, em especial pelo trabalho de Lady Gaga, além da direção cuidadosa de Bradley Cooper e canções que reverberam na gente mesmo depois do filme acabar.



Best Movies The Killing of a Sacred Deer


Mais uma obra esquisitíssima do diretor grego Yorgos Lanthimos. Aqui ele coloca o espectador diante de questões morais bastante complexas, lembrando como o progresso humano foi historicamente construído em cima de morte e tragédia.



Best Movies Loveless


Este filme russo faz uma desoladora análise sobre uma sociedade erodida pelo distanciamento afetivo, ponderando não só sobre a Rússia contemporânea como sobre o restante do mundo.



Best Movies The Florida Project


Alcançando um raro equilíbrio entre a ingenuidade infantil e a dureza do mundo adulto, o diretor Sean Baker constrói um estudo delicado sobre infância e perda de inocência.



Best Movies Phantom Thread


O que inicialmente parece ser uma história sobre um homem obcecado com o próprio trabalho vai aos poucos se transformando em um sombrio estudo sobre conexões humanas e o sofrido processo de encontrar esse “fio fantasma” que nos liga e nos torna dependentes uns dos outros.



Best Movies BlackkKlansman


Melhor filme do diretor Spike Lee em muito tempo, Infiltrado Na Klan é uma porrada seca sobre a permanência do preconceito em nossa sociedade e como a inação em combatê-lo reflete em muitos problemas atuais.


Menções honrosas

Arábia
Roma
Missão Impossível: Efeito Fallout

Nenhum comentário: