domingo, 8 de junho de 2008

5 Contra 1 - Comédias Besteirol

Esse é um gênero que tem decaído bastante nos últimos anos, por isso, resolvi fazer o 5 contra 1 dedicado a esse tema. Atualmente a maioria ds comédias restringe-se a tentar emular o maior número possível de cenas de filmes diferentes, sem se preocupar com o texto. Os realizadores provavelmente acreditam que o simples fato de imitar um filme famoso vai atrair o público e felizmente isso não vem acontecendo. Mas vamos deiixar de enrolação e vamos à classificação.


5º Lugar

Madrugada Muito Louca



Tente passar por cima do título brasileiro esdrúxulo.A simples história de dois maconheiros de larica indo atrás de hamburgers torna-se uma jornada épica com direito a guaxinins raivosos, policiais racistas e tapados, uma parada para comprar erva numa universidade(qualquer semelhança com o campus da Lapa da UCSal é apenas coincidência), vôo de asa delta e a melhor atuação do ex-astro mirim Neil Patrick Harris em anos, interpretando uma versão mais drogada e insana de si mesmo. Destaque para a cena de Kumar imaginando sua vida ao lado de um grande pacote de maconha, tão surreal quanto hilário.



Narrador: "Com o japa de American Pie e o cara indiano de Dono da Festa"


4º Lugar

Com a Bola Toda




Nada nesse filme faz sentido e é exatamente por isso que ele é sensacional! O roteiro é movido por um fiapo de história sobre um grupo de manés liderados pelo hipercafeinado Vince Vaughn que entram numa competição de baleado(ou queimada para o pessoal do sul e sudeste) para salvar sua academia da falência. O filme traz uma sucessão de situações absurdas e nele desfilam um sem-número de personagens totalmente atípicos como o falso pirata interpretado por Alan Tudyk(Eu, Robô), o paraplégico ex-campeão de baleado de Rip Torn(MIB), o personal trainer megalomaníaco de Ben Stiller(Quem Vai Ficar com Mary?), entre outros, além de pontas do ciclista Lance Armstrong, do ator David Hasselhoff e de Chuck Norris como ele mesmo. Como um filme que tem Chuck Norris pode ficar fora dessa contagem?



3º Lugar

Eurotrip



Simplesmente a maior sucessão de piadas com estereótipos europeus feitas por minuto! A história de um adolescente americano que viaja para a europa com um grupo de colegas para encontrar a garota alemã por quem está apaixonado não deixa pedra sobre pedra e sacaneia com praticamente todos os grandes países europeus. É difícil comentar sem revelar muito das piadas, mas para cada lugar que eles passam existe pelo menos uma cena impagável, desde a eleição de um novo papa até uma visita a um prostíbulo holandês(Flugeeeeeeeeennn!!!). E atentem para a participação de Matt Damon como um roqueiro malucão no início do filme cantando a música Scotty Doesn't Know(depois que ouvir pela primeira vez, ela vai levar semanas em sua cabeça).



2º Lugar

Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!


Durante os anos 80 e parte dos 90 o trio Zucker-Abrahams-Zucker(ou ZAZ, se preferir) dominou o segmento de comédias besteirol, são deles os principais filmes de paródia já feitos. O trio tinha algumas regras básicas como não fazer as piadas como necessárias para o andamento da história e evitar copiar cenas específicas. Apertem os cintos, como o nome sugere, brinca os filmes de desastre aéreo e como citado anteriormente, em nenhum momento vemos uma cena de determinado filme inteiramente copiada, o trio ZAZ é suficientemente inteligente para encontrar o humor nos lugares comuns desse tipo de filme e nos estereótipos de personagens. A película ainda conta com um elenco afiado com Lloyd Bridges e Leslie Nielsen.



1º Lugar

Top Gang 2! A Missão



Nosso vencedor também é do trio ZAZ, não é apenas um dos melhores filmes besteirol, como também é uma das melhores paródias. O filme brinca com os filmes de ação dos anos 80 estilo "exército de um homem só", como Rambo, Bradock e outros. Na absurda história, o atormentado soldado Topper Harley(Charlie Sheen) é enviado ao Iraque para resgatar um grupo de soldados que foi resgatar um grupo de soldados que, por sua vez, foi resgatar um grupo de soldados(isso mesmo, você não leu errado). O filme tem cenas antológicas como a de Charlie Sheen atirando uma galinha com arco-e-flecha e a luta de sabres de luz entre o presidente americano e o ditador do Iraque, isso mesmo, o trio ZAZ não perdoa nem mesmo o ditador Saddam Hussein, mostrado aqui como um completo imbecil. O ritmo de piadas é tão intenso é são poucas as horas em que o espectador para de rir com as sucessivas bobagens que aparecem ininterruptamente. Desligue o cerébro e aproveite!



-1 Lugar

Deu a Louca em Hollywood



Esse filme representa tudo que há de errado com as comédias atualmente. O filme se propõe a ser uma paródia de grandes campeões de bilheteria como Nárnia, Piratas do Caribe e Código Da Vinci. Entretanto, o que se vê é apenas uma colagem de cópias de cenas desses diferentes filmes e um elenco pobre tentando copiar as performances de personagens icônicos como Borat e o capitão Jack Sparrow(o infeliz que tentou imitar o Johnny Depp é tão sem graça que devia ser linchado em praça pública). A paródia pressupõe uma análise crítica e não apenas cópia. Em Deu a Louca em Hollywood tudo que vemos é uma tamanha preguiça e falta de criatividade, já que até os nomes dos personagens são quase inteiramente copiados, mudando-se apenas uma letra ou duas. Foi um dos poucos filmes de comédia que surtiu efeito retrógrado em mim, em vez de rir, saí mal-humorado da sessão. FIQUE LONGE DESSA MERDA!!!

Nenhum comentário: