segunda-feira, 24 de abril de 2023

Jogamos a demo de Street Fighter 6

 

Preview - Street Fighter 6 demo

O lançamento de Street Fighter V foi conturbado, para dizer o mínimo. Poucos modos, pouca variedade do que fazer dentro do jogo, o game só fazia sentido para a comunidade que se engajava em partidas online. Ocasionalmente o jogo adicionou um modo história e um modo arcade, mas mesmo estes estavam abaixo do que se esperava. Ao longo dos anos, com a adição de outros personagens e mecânicas, o jogo eventualmente soava como um pacote completo, no entanto, é impossível ignorar a má impressão do lançamento problemático.

Street Fighter 6 vem com a promessa de corrigir os erros do antecessor, com mais modos, inclusive um amplo modo de um jogador na forma da campanha intitulada World Tour (uma referência ao melhor modo single-player da franquia, contido na versão de consoles de Street Fighter Alpha 3), um modo arcade com histórias individuais e finais, uma melhoria das funcionalidades online, mecânicas que tornam o game mais acessível a jogadores casuais e novos elementos que tornam o combate mais estratégico, como a barra intitulada Drive Gage. Depois de alguns betas fechados para testar os sistemas online e faltando pouco mais de um mês para o lançamento do jogo, a Capcom liberou uma demo focada na campanha World Tour e depois de passar algumas horas com ela, devo dizer que estou bastante empolgado.


O modo World Tour


No modo World Tour você cria seu próprio lutador para tentar subir no mundo de Street Fighter e com ele explora Metro City (o jogo promete outros locais do mundo também) para mantê-la segura, conhecer outros lutadores e aprender diferentes estilos de luta com os famosos personagens do jogo. As opções de criação de personagem são bem amplas, ao ponto que eu fiquei quase uma hora explorando as possibilidades de criar um lutador. Uma vez definido seu personagem, você começa na história, sendo um novato na empresa de segurança na qual Luke trabalha e sendo treinado por ele. Nos primeiros minutos você é introduzido nas mecânicas básicas do jogo, tanto nas seções de luta, quanto na exploração do mundo aberto.

É visível que essa campanha visa deixar os jogadores mais casuais familiarizados com o funcionamento de jogos de luta, explicando como funcionam diversas ações, como contra ataques, controle de distância, tipos de bloqueio e outros elementos. Ele também introduz um novo esquema de controles também voltado para jogadores casuais que reduz de quatro para seis o número de botões e permite o uso de golpes especiais de maneira mais simples. É uma maneira de permitir que mesmo iniciantes consigam encaixar alguns combos e soltar especiais, mas como os combos são sempre os mesmos, é algo que um jogador experiente conseguiria antecipar e neutralizar, impedindo que o esquema facilitado de controle seja apelão demais, servindo mais como um incentivo para novatos buscarem aprender mais.

Explorando a cidade de Metro City é possível desafiar qualquer cidadão para uma luta (você é literalmente uma pessoa que sai pelas street procurando fights) e cada luta resulta em ganho de experiência e dinheiro. Subir de nível aumenta a barra de vida e dá pontos de habilidade que podem ser usados para melhorar os atributos. O dinheiro pode ser usado para comprar itens e roupas. As roupas não são meramente cosméticas e aumentam os valores de atributos do lutador, como equipamentos em um RPG. Isso incentiva o jogador a sempre buscar novos equipamentos, mas o fato de não ser possível mudar a aparência desses itens (como a maioria dos RPGs e games similares tem feito) isso significa que o jogador terá de escolher entre as peças que ele gosta pelo visual ou as peças que tem melhores atributos.

Outra coisa que me incomodou no modo World Tour foi a performance. Jogando no PS5 no modo de fidelidade gráfica experimentei constantes quedas na taxa de quadros (em muitos momentos parecia os primeiros dias de Pokémon Scarlet/Violet), que prejudicavam bastante a jogabilidade. Mudei para o modo desempenho e a performance foi mais estável, com quedas menos constantes e que nunca iam para menos de 30fps. Considerando que estamos falando de um console da nova geração, é preocupante que o jogo esteja tão mal otimizado, já que mesmo no modo de fidelidade gráfica deveria ao menos se manter na casa dos 30 quadros por segundo sem engasgar.

Na demo só temos acesso a Luke como mestre, mas olhando os menus é possível ver que é possível equipar golpes especiais de diferentes mestres. Assim, por mais que seu estilo de luta geral esteja vinculado a um personagem específico, o jogador não está restrito nesse modo a apenas repetir todos os seus golpes. Isso impede que o seu personagem seja meramente uma skin alternativa dos lutadores existentes (como na campanha de Soul Calibur VI) e consiga ter mais personalidade própria, misturando golpes especiais de diferentes lutadores.


Explorando os Fighting Grounds


Além do World Tour, a demo permite acessar alguns modos dentro da aba Fighting Ground, embora apenas Luke e Ryu estejam acessíveis como lutadores. Lá é possível testar as batalhas no modo versus com suas diferentes regras, os desafios de combo e também tutoriais de personagem que visam ensinar ao jogador como melhor utilizar as ferramentas de cada lutador. Mais uma vez é visível o esforço da Capcom em dar ferramentas que o usuário compreenda melhor cada mecânica e personagem, numa clara tentativa de trazer iniciantes e também aprimorar veteranos.

Joguei algumas partidas no versus para explorar as mecânicas de Drive e elas são bem versáteis, permitindo mais mobilidade, facilitando extensões de combos e também dando opções defensivas como as parrys que ficaram famosas em Street Fighter III. Aqui esses movimentos de aparar golpes são mais fáceis de executar, mas em compensação podem ser contra-atacados se o jogador antecipar demais sua ação, dando algum equilíbrio. As habilidades de Drive, porém, não podem ser usadas sem cautela, já que gastar toda a barra de vez coloca o personagem em um estado de burnout que o torna vulnerável a atordoamentos, adicionando um componente de risco e recompensa que valoriza o uso estratégico dos recursos. São mecânicas que certamente darão a jogadores experientes muitas possibilidades e promovem mais versatilidade do que as V-Skills e V-Triggers de Street Fighter V, que soavam desbalanceadas em muitas temporadas, com alguns personagens tendo habilidades extremamente valiosas e outros com ferramentas menos úteis e muito situacionais.

Em geral fiquei bem empolgado com a variedade e conteúdo que a demo de Street Fighter 6 promete. Ultimamente só os games da Netherrealm Studios (como Mortal Kombat e Injustice) tem apresentado opções variadas de modos para jogadores que buscam outras coisas além do cenário competitivo online e essas opções são importantes para trazer um número maior de jogadores. Desenvolvedoras japonesas tem tentado reproduzir esse modelo, mas não tiveram tanto sucesso assim e muitos games de luta vem com poucos modos, a exemplo de Guilty Gear Strive ou The Kingof Fighters XV, e Street Fighter 6 aparenta ser a primeira vez que uma desenvolvedora não ocidental apresenta um conteúdo tão amplo e com valores de produção da NRS. Assim, a impressão deixada pela demo é que Street Fighter 6 tem potencial para ser o melhor game da franquia em muito tempo.

Nenhum comentário: