segunda-feira, 13 de junho de 2022

Crítica – Arremessando Alto

 

Análise Crítica – Arremessando Alto

Review – Arremessando Alto
Ao longo dos anos, passei a temer pela minha sanidade toda vez que via o logo da Happy Madison, produtora de Adam Sandler, no início de um filme. Isso por conta das comédias pavorosas que o ator produzia para si e seus amigos. Ainda assim, resolvi assistir este Arremessando Alto por ser algo diferente da produtora, mais focado em drama, e Sandler costuma render bem quando se coloca no drama, vide Joias Brutas (2020) ou Os Meyerowitz (2017).

Na trama, Stanley (Adam Sandler) é um olheiro veterano da NBA trabalhando para o 76ers. Durante uma viagem de trabalho para a Espanha, ele conhece o talentoso amador Bo (Juancho Hernangomez) jogando basquete na rua. Apesar de não ter experiência profissional, Stanley vê promessa em Bo e decide levá-lo para os Estados Unidos mesmo quando seu time na acredita no talento do jovem espanhol.

É uma trama típica de esporte e superação que se desenvolve de maneira relativamente previsível. Temos o jovem dotado de um talento nato, mas que precisa superar seus demônios internos para atingir seu potencial. O treinador calejado que desperdiçou sua carreira de atleta por conta de um erro idiota e tenta reparar as frustrações do passado e daí por diante. Não tem nada aqui que já não tenhamos visto antes e tudo é conduzido de maneira que não há grandes surpresas. Ainda assim o filme consegue envolver por conta da emoção do elenco principal.

Adam Sandler é ótimo em apresentar o semblante cansado de Stanley, alguém que está ocupando uma função por mais tempo do que gostaria. Ao mesmo tempo, toda vez que o personagem abre a boca para falar de basquete, Sandler deixa transparecer a paixão que o olheiro tem pelo esporte. Do mesmo modo, o ator mostra um cuidado genuíno com Bo e um afeto verdadeiro pela esposa interpretada por Queen Latifah.

Já o jovem Juancho Hernangomez é competente em mostrar a confiança de Bo na quadra, bem como as inseguranças e imaturidade dele fora dela. É uma pena que o rival de Bo nas quadras seja tão unidimensional, pendendo para a caricatura, já que se ele fosse construído como um jovem com os mesmos sonhos, problemas e desejo de prover para a família que Bo tem, talvez a rivalidade entre eles pudesse ter alguma complexidade emocional. Do jeito que está é excessivamente maniqueísta. Apesar de alguns bons momentos, Queen Latifah acaba tendo relativamente pouco a fazer como a esposa de Stanley.

As cenas das partidas de basquete, por sua vez, são muito bem conduzidas, conseguindo transmitir a emoção de um jogo real e nos deixar em suspense pelo sucesso de Bo. As cenas ocasionalmente recorrem ao uso de câmera em primeira pessoa para nos deixar imersos na perspectiva do protagonista e entender como é estar em uma quadra durante uma partida de basquete de alto nível.

Mesmo sendo uma trama esportiva bem típica, Arremessando Alto nos conquista pela emoção genuína que Adam Sandler traz a seu personagem e as boas cenas de basquete.

 

Nota: 6/10


Trailer

Nenhum comentário: