quarta-feira, 22 de junho de 2022

Drops – Spiderhead

 

Análise Drops – Spiderhead

Review – Spiderhead
Dirigido por Joseph Kosinski (responsável pelo bacana Top Gun: Maverick), este Spiderhead parte de premissas interessantes sobre livre arbítrio e ética científica. O problema é que não leva suas ideias a nenhuma direção interessante. A trama se passa em um futuro próximo no qual presos são usados como cobaias por uma companhia farmacêutica para testar compostos que alteram as emoções humanas. Steve (Chris Hemsworth) é o cientista que lidera os experimentos e Jeff (Miles Teller) é uma de suas principais cobaias. Aos poucos, porém, Jeff começa a desconfiar que Steve está mentindo quanto às reais intenções do experimento.

Falar sobre cobaias humanas e drogas que podem fazer as pessoas se apaixonarem, terem medo de algo ou obedecerem cegamente abre espaço para pensarmos uma série de coisas sobre ética na ciência e também sobre liberdade de escolha. Afinal, se nossas decisões podem ser resumidas a uma série de impulsos químicos liberados pelo nosso cérebro, até que ponto nossas decisões são realmente nossas ou apenas estamos seguindo uma programação biológica pré estabelecida? O problema é que o filme não explora essas ideias.

Ao invés disso prefere focar na disputa e no crescente de tensão entre Steve e Jeff, praticamente descambando para um suspense genérico no qual prisioneiros se rebelam contra o carcereiro que os controla. Hemsworth e Teller convencem do atrito entre os dois personagens e Hemsworth é particularmente eficiente em construir um charme canalha e manipulador de Steve, ajudando a criar tensão e drama entre a dupla principal.

A questão é no meio ao conflito todos os conceitos desenvolvidos até então são sublimados e o filme nunca alcança as ambições temáticas que inicialmente propõe. Além disso, o modo como Kosinski conduz o clímax carece do tom irônico que o roteiro tenta colocar nas situações e, com isso, boa parte do desfecho acaba não tendo o impacto ou a comicidade que deveria.

Começando com boas ideias, Spiderhead nunca leva suas ambições a cabo, preferindo dilatar as tensões entre os dois protagonistas. Talvez ficasse melhor como um curta ou um média metragem.

 

Nota: 5/10


Trailer

Nenhum comentário: