terça-feira, 5 de maio de 2020

Crítica – Mentiras Perigosas




Análise Crítica – Mentiras Perigosas

Review – Mentiras PerigosasProdução original da Netflix, Mentiras Perigosas tem cara de um daqueles suspenses genéricos que são constantemente exibidos no SuperCine da Globo. O quê? Achou que viria um “mas” depois da primeira frase desse parágrafo? Bem, infelizmente não, já que o período define muito bem o que é Mentiras Perigosas.

A trama gira em torno de Katie (Camila Mendes, a Veronica de Riverdale), que trabalha como cuidadora de Leonard (Elliot Gould), um idoso solitário e sem parentes que mora em um casarão enorme. Quando Leonard morre aparentemente de causas naturais, Katie é surpreendida com a informação de que ela foi nomeada no testamento dele como a única herdeira. O fato chama atenção da polícia, que começa a suspeitar de Katie, e também de um corretor de imóveis, Mickey (Cam Gigandet), que insistentemente começa a rondar a casa. Aos poucos, Katie começa a descobrir que a propriedade guarda muitos segredos.

A premissa podia ao menos render um bom filme B, mas nem isso consegue. Tudo caminha de maneira arrastada, sem ritmo, sem senso de tensão ou urgência. Conforme as diferentes forças suspeitas começam a convergir em Katie deveríamos sentir como se as paredes estivessem se fechando ao redor da protagonista, que ela está em uma situação de difícil escapatória, no entanto isso nunca acontece.

Parte disso vem do próprio texto, que em muitos momentos cria situações pouco críveis e as resolve rapidamente. Um exemplo é o chefe de Katie, que suspeita que ela enganou Leonard e afirma que irá encontrar provas disso. Um dia o sujeito simplesmente invade a casa de Katie e toma um susto quando Adam (Jessie T. Usher) o trata como invasor que cai da escada e morre. O que diabos o sujeito achou que ia acontecer invadindo a casa de alguém? Qualquer prova obtida seria inadmissível em tribunais, além de correr um risco desnecessário. A morte acaba não tendo repercussão quase nenhuma da trama, já que é considerada legítima defesa e é rapidamente esquecida. Além disso muitas reviravoltas, como o fato de Mickey não ser um corretor de imóveis e sim um criminoso, são pra lá de óbvias.

Outro elemento é o elenco. O Mickey de Cam Gigandet é um escroque tão exagerado e caricato que soa mais ridículo do que ameaçador por conta da canastrice do ator. Já Adam é apático demais para soar como a figura ambígua que o roteiro tenta construi-lo para ser e as suspeitas que os diálogos buscam colocar contra ele acabam não funcionando muito para elevar a (baixa) tensão da narrativa. Camila Mendes faz o que pode com uma personagem que é o clichê da mocinha ingênua sem, no entanto, conseguir ir muito além desse lugar comum.

O resultado de Mentiras Perigosas é um suspense sem personalidade, urgência ou tensão que nunca consegue dizer a que veio e que começamos a esquecer assim que os créditos sobem.

Nota: 4/10


Trailer

Nenhum comentário: