sexta-feira, 22 de março de 2019

Crítica – O Retorno de Ben


Análise Crítica – O Retorno de Ben


Review – O Retorno de Ben
Muitos filmes tratam sobre o vício em drogas, sobre as consequências dele nas pessoas ao redor do viciado. O recente Querido Menino tentou fazer isso a partir de uma relação entre pai e filho, mas se perdia em um excesso de exposição. Este O Retorno de Ben foca na relação entre mãe e filho e nas feridas abertas que o vício do filho deixou em ambos.

Na véspera de Natal, Holly (Julia Roberts) chega em casa e descobre que seu filho Ben (Lucas Hedges), um viciado em tratamento, saiu da reabilitação para passar o feriado com a família. O retorno dele é visto com alegria por Holly, mas com desconforto pelo resto da família, em especial pela irmã mais velha, Ivy (Kathryn Newton), e pelo padrasto, Neal (Courtney B. Vance), que lembram bem dos problemas trazidos por ele.

Com uma narrativa que se passa inteira ao longo de um dia, o filme usa o reencontro de mãe e filho para explorar as marcas deixadas em cada um deles por conta dos problemas de Ben. Ao longo do dia vemos vir à tona sentimentos acumulados e não ditos há anos e como todas essas feridas culminaram no modo como esses personagens são no momento em que nós os conhecemos.

Lucas Hedges é ótimo em construir a natureza ambígua de Ben, sempre nos deixando em dúvida se ele de fato está querendo melhorar ou se está simplesmente manipulando a mãe e o restante da família. Mesmo quando já fica claro que o personagem está se esforçando para superar o passado, ainda assim a trama coloca momentos em que a honestidade do personagem é abalada, criando um constante senso de incerteza sobre a possibilidade dele voltar a ceder ao vício, um risco pelo qual todo viciado em recuperação passa. O personagem transmite uma culpa bastante verdadeira acerca dos problemas que causou à família e à comunidade de sua pequena cidade, mas ao mesmo tempo a perspectiva de buscar reparação com todas essas pessoas é tão assustadora que torna a ideia de retornar ao vício mais atraente.

Ao lado de Hedges está Julia Roberts em uma de suas melhores performances em muito tempo. A atriz traz um senso poderoso do amor incondicional que move Holly, que a faz se manter ao lado do filho mesmo sabendo que ele pode estar mentindo ou dos riscos nos quais ele a está colocando. A atriz também demonstra que parte dessa entrega de Holly ao filho também se dá por um certo complexo de culpa, como se a matriarca achasse que ela também precisasse reparar por eventos do passado, como seu divórcio.

Seria fácil o filme tratar Neal ou Ivy como antagonistas de Ben e Holly, mas o texto é esperto o bastante para nunca se deixar reduzir por maniqueísmos simplórios. O material evidencia que os dois tem certa razão em ficarem apreensivos com o retorno de Ben e também deixa claro que ambos, ao seu modo, também se preocupam com ele e seu bem-estar por mais que estejam calejados dos problemas que Ben causou.

Sem pesar a mão no sofrimento e sem exageros por parte dos atores, O Retorno de Ben é um drama que usa seu olhar discreto para construir um sentimento bastante verdadeiro sobre a complicada relação de mãe e filho que retrata.

Nota: 8/10

Trailer

Nenhum comentário: