sexta-feira, 5 de março de 2021

Drops – Cuidado Com Quem Chama

 

Análise Drops – Cuidado Com Quem Chama

Review Drops – Cuidado Com Quem Chama
A pandemia trouxe várias mudanças em nosso cotidiano. Afetou nossas relações pessoais, trabalho e mexeu na maneira como fazemos muitas coisas. A realização audiovisual foi uma das atividades mais afetadas pela pandemia, afinal ter dezenas de pessoas em um set fechado, mesmo de máscara, não é plenamente seguro. Muitos realizadores tentam pensar em tipos de histórias que podem ser contadas no contexto pandêmico e Cuidado Com Quem Chama é um desses esforços.

A narrativa segue um grupo de amigas que, entediadas com o confinamento da quarentena, contratam uma médium para fazer uma sessão espírita via videoconferência. Logicamente coisas estranhas começam a ocorrer e o grupo desconfia que talvez tenham invocado algum espírito maligno.

Não é o primeiro filme a ser feito com personagens em videoconferência, outros como Amizade Desfeita (2014) e Buscando (2018) já contaram histórias usando esses dispositivos. Até mesmo a série Modern Family já tinha feito um episódio inteiro dessa maneira. Aqui, no entanto, dado o contexto da pandemia, recorrer a esse meio para contar uma história bem típica de invocação maligna soa como uma solução esperta para contornar os problemas que se impõem na realização audiovisual por conta dos cuidados sanitários que devem ser tomados.

A trama é eficiente em ir construindo aos poucos a impressão de que algo está errado, apontando pequenos fenômenos e movimentos de coisas que não deveriam acontecer. Uma vez que as tensões estouram e a aparição começa a efetivamente atacar as personagens, o filme começa a abusar de expedientes bem comuns de terror estilo found footage, com barulhos súbitos, imagens tremidas ou com estática, coisas pulando subitamente na tela, etc.

O que impede de cair no tédio é que, ao contrário de outros produtos com personagens ao computador, aqui as protagonistas ao menos se movimentam pelos espaços levando seus celulares ou notebooks consigo. Isso evita a sensação de que tudo está parado demais e permite à trama explorar diferentes situações de tensão ao invés de ficar confinada às possibilidades do que pode ocorrer dentro de um único cômodo.

Desta maneira, Cuidado Com Quem Chama é um terror razoavelmente eficiente, que mostra as possibilidades de realização audiovisual em tempos de pandemia.

 

Nota: 6/10


Trailer

Nenhum comentário: