quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Rapsódias Revisitadas – A Pequena Loja dos Horrores

Análise Crítica – A Pequena Loja dos Horrores

Review – A Pequena Loja dos Horrores

Lançado em 1986, A Pequena Loja dos Horrores não é exatamente um remake direto do filme homônimo feito em 1960 dirigido pelo lendário Roger Corman. Na verdade, a versão de 1986 é uma adaptação do musical da Broadway, sendo, também um musical. Essa mistura entre horror, comédia e musical é um dos elementos que torna o filme tão memorável e o transformou em cult.

Dirigido por Frank Oz (que faz a voz do Yoda na franquia Star Wars), o filme acompanha Seymour (Rick Moranis), um florista tímido e retraído cuja vida muda quando ele encontra uma estranha planta durante um eclipse. Apaixonado pela colega de trabalho, Audrey (Ellen Greene), Seymour nomeia a planta como Audrey II (voz de Levi Stubbs) e acredita que a estranha planta pode melhorar os negócios da dilapidada floricultura em que trabalha. O problema é que Audrey II precisa ser alimentada, com sangue fresco, o que causa problemas para Seymour.

Só pela sinopse já é possível perceber que são temas que se distanciam bastante do romantismo ingênuo no qual boa parte do musical clássico hollywoodiano se construiu ao longo das décadas de 1930 a 1960 e boa parte da graça do filme é exatamente o modo como brinca com essas convenções. Ver o sádico dentista Orin (Steve Martin) alegremente cantar sobre como adora causar dor aos seus pacientes diverte justamente pela oposição das melodias alegres com as letras e ações do personagem que fala sobre seu prazer em torturar as pessoas.

O mesmo vale para os números envolvendo Audrey II em que a planta canta sob batidas de um groove agitado o quando está faminta por sangue fresco e pede a Seymour que a alimente. É impressionante, inclusive, como os efeitos práticos e complexas marionetes que dão vida à planta colossal se sustentam perfeitamente ainda hoje, mostrando o valor e persistência dos efeitos práticos, enquanto que computação gráfica muitas vezes já soa datada em poucos anos. A planta é bastante expressiva, com uma grande gama de movimentos, capaz de demonstrar como se sente de maneira eficaz sem que precise falar.

Rick Moranis faz o mesmo tipo de bobalhão adorável que interpretou durante boa parte da década de 80 e 90, o que não chega a ser um problema já que ele faz isso muito bem e aqui ainda explora sua voz em canções como Suddenly Seymour. As canções, aliás, são daquelas que ficam na mente mesmo muito tempo depois da projeção ter encerrado, um testemunho do excelente trabalho do compositor Alan Menken (responsável pela música de A Pequena Sereia, Aladdin e tantos outros filmes) que consegue evocar tanto o humor quanto o drama desses personagens. Afinal, mesmo em meio à toda bizarrice o filme não deixa de dar a devida seriedade à violência doméstica sofrida Audrey nas mãos de Orin.

O filme é ainda beneficiado pelo elenco coadjuvante, cheio de participações divertidas, como John Candy como um pitoresco radialista, Bill Murray como um paciente masoquista de Orin ou Jim Belushi como um empresário do ramo de flores. Além destes, há a presença das três cantoras que acompanham a maioria dos números musicais, duas delas interpretadas por atrizes que não eram muito conhecidas na época do lançamento do filme, mas que hoje os fãs de sitcoms reconhecerão com facilidade, uma é interpretada pela Tisha Campbell (a Janet de Eu, a Patroa e as Crianças) e outra por Tichina Arnold (a Rochelle de Todo Mundo Odeia o Chris). 

Posteriormente A Pequena Loja dos Horrores recebeu uma versão estendida em blu-ray que amplia algumas cenas e apresenta um desfecho diferente para o filme. No novo final, Audrey II devora Seymour e Audrey, escapando da floricultura e partindo para aterrorizar Nova Iorque. Ainda que tenha certa comicidade, é um final um pouco mais pessimista do que aquele presente no corte para os cinemas, o que provavelmente explica a decisão de engavetá-lo.

Independente da versão assistida, A Pequena Loja dos Horrores é um divertido musical de horror graças às canções memoráveis e personagens pitorescos.


Trailer

Nenhum comentário: