quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Crítica – A Vida Moderna de Rocko: Volta ao Lar


Análise Crítica – A Vida Moderna de Rocko: Volta ao Lar


Review – A Vida Moderna de Rocko: Volta ao LarFeita na década de noventa, animação A Vida Moderna de Rocko produzia um comentário bastante ácido sobre a sociedade de sua época e apesar de passar em um canal voltado para o público infantil, o Nickelodeon, tratava sobre questões bastante adultas. Inclusive, eu só cheguei a entender certas piadas ou situações muitos anos depois de ter originalmente assistido a série. Pois a atual onda de reboots e remakes não deixou essa série incólume, trazendo-a de volta como um telefilme da Netflix neste A Vida Moderna de Rocko: Volta ao Lar.

Na trama, depois de passar vinte anos perdido no espaço sideral, Rocko, Vacão e Felizberto retornam à cidade de O-Town e descobrem que seu desenho animado favorito foi cancelado. Desesperados em lidar com um mundo que não reconhecem mais, resolvem encontrar o criador do desenho para que ele traga a animação de volta.

Fica claro por esta breve sinopse que o longa tenta satirizar toda essa onda de produções tomadas por nostalgia que tem tomado a indústria hollywoodiana. De maneira bastante metalinguística o roteiro critica essa necessidade de ficarmos consumindo as mesmas coisas de nossa juventude como uma maneira de nos mantermos em uma eterna infância.

Se muitas produções recentes usam a nostalgia meramente como um escapismo confortável e como muleta afetiva, a exemplo do superestimado Jogador Número Um (2018), A Vida Moderna de Rocko: Volta ao Lar revela toda essa como fruto de uma sociedade imatura, que prefere se refugiar no conforto do familiar do que tentar encarar uma realidade que não consegue compreender ou lidar.

Isso fica bastante evidente no desfecho, no qual Rocko rejeita a nova versão do seu desenho favorito apenas por ela acrescentar personagens que não estavam no original. A atitude de Rocko revela que ele não queria ver uma continuidade ou evolução do seu programa, mas se manter preso ao passado, revivendo as mesmas memórias sem nunca confrontar o presente, um problema latente nessa onda de nostalgia ou revivals.

Para além de seus comentários sobre a nostalgia, o filme ainda faz graça com muitos elementos da contemporaneidade, a exemplo da velocidade com a qual novos modelos de iPhone são lançados ou toda a cultura de youtubers e streamers em ficar filmando e transmitindo a própria vida o tempo todo. Trata também de questões de preconceito, como o conflito de Ed com Ralph após ele se assumir como transgênero e adotar um nome e aparência femininas, demonstrando a capacidade deste universo em lidar com temas complexos a partir do humor e de seu visual cartunesco e aparentemente infantil.

A Vida Moderna de Rocko: Volta ao Lar podia ser só mais um revival cínico e descartável feito para ganhar dinheiro em cima da nostalgia dos fãs, mas o criador Joe Murray constrói uma esperta e metalinguística crítica a toda essa onda nostálgica e como ela, ao contrário do que pensamos, é mais um problema do que uma solução.

Nota: 8/10


Trailer

Nenhum comentário: