segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Crítica – Tudo Por Um Popstar


Análise Crítica – Tudo Por Um Popstar


Review – Tudo Por Um Popstar
Todo mundo já foi jovem, já idolatrou alguma banda ou artista pop que não era lá grande coisa, mas que significava o mundo para si e para seus amigos quando tinha quatorze ou quinze anos. Nesse sentido, Tudo Por Um Popstar carrega consigo uma premissa com a qual é fácil se identificar, mas lamentavelmente não consegue fazer nada interessante com ela.

A narrativa acompanha três amigas Gabi (Maísa Silva), Manu (Klara Castanho) e Ritinha (Mel Maia) que estão dispostas a qualquer coisa para ir ao show de sua banda favorita. Como os pais delas não as deixam ir sozinhas, elas alistam a ajuda de Babette (Giovanna Lancellotti), prima mais velha de Manu, para levá-las ao show. Assim, as garotas começam sua viagem para tentar conhecer os ídolos, mas o caminho não será fácil.

Essas histórias sobre adolescentes viajando acabam sendo menos sobre o destino e mais sobre a jornada em si, com os personagens amadurecendo ao precisaram lidar sozinhos com as dificuldades e fortalecendo os laços de amizade uns com os outros. Esse filme faz exatamente isso, deixando claro que é a amizade do trio principal a força motriz da narrativa, o problema é que falta perrengue na jornada das garotas. Falta a confusão e absurdo que normalmente se espera desse tipo de filme.

Mal os problemas surgem e eles já são rapidamente resolvidos, nunca dando a impressão de que as protagonistas estão realmente encrencadas. Muitas dificuldades, inclusive, soam gratuitas e sem sentido. Um exemplo é quando elas aparentemente ganham uma promoção feita por um famoso youtuber, mas quando o encontram para pedir os ingressos ele admite que não havia promoção alguma e foi tudo uma farsa para atrair pessoas para o canal dele. Considerando que o sujeito admite a fraude na frente de um grupo de fãs na porta do hotel da banda é estranho que ninguém tenha filmado o acontecido e postado na internet. Mesmo que ninguém tivesse feito isso ainda assim as personagens poderiam denunciá-lo na internet, expondo-o como uma fraude e fazendo-o perder seguidores (e talvez anunciantes), o que torna toda a promoção fraudulenta algo sem nexo.

Outro exemplo é a rivalidade entre as três protagonistas e outras três colegas de escola que sempre soa gratuita e nunca é bem resolvida, sendo prejudicada ainda pelo tom excessivamente caricatural das três rivais, que mais parecem saídas de uma paródia ruim de Meninas Malvadas (2004) destoando do resto do filme. Muitos personagens pecam por esse excesso e o que era para ser engraçado se torna irritante, como o já citado youtuber (que é interpretado por uma webcelebridade). Quem acerta no tom cômico é Giovanna Lancellotti como a prima riponga doida, dando ao filme o senso de absurdo e imprevisibilidade que está ausente durante boa parte da projeção.

O trio de protagonistas consegue convencer da amizade entre elas, mas como o texto nunca lhes dá nada muito substancial em termos de construção dramática e assim todos os temas sobre companheirismo e importância de preservar as amigas acaba sendo mais superficial do que deveria.

Tudo Por Um Popstar é uma comédia adolescente bem lugar-comum, prejudicada por um texto que carece de conflito e de humor.

Nota: 4/10


Trailer

Nenhum comentário: