domingo, 21 de outubro de 2018

Crítica – Demolidor: 3ª Temporada


Análise Crítica – Demolidor: 3ª Temporada


Review – Demolidor: 3ª Temporada
Depois de uma excelente primeira temporada, Demolidor partiu para um segundo ano que mais pareciam duas temporadas em uma, com os arcos do Justiceiro (Jon Bernthal) e Elektra (Elodie Yung) mal se relacionando um com o outro e a falta de um antagonista que fosse tão interessante quanto o Wilson Fisk (Vincent D’Onofrio) da primeira temporada. Felizmente, o terceiro ano da série corrige a maioria desses problemas e entrega uma temporada tão boa quanto à primeira.

A trama começa com Matt Murdock (Charlie Cox) ferido depois dos eventos de Os Defensores. Ele está sendo mantido em segredo no orfanato em que cresceu e é cuidado pelas freiras do local. Os ferimentos sofridos prejudicaram seus sentidos aguçados e agora Matt se questiona seu lugar no mundo uma vez que não pode mais ser o Demolidor. Ao mesmo tempo, Wilson Fisk consegue fazer um acordo de delação e sai da cadeia, fazendo Matt questionar sua escolha de não matar e levantando a questão de como deter alguém que nunca desiste.


Fisk continua a ser um dos melhores antagonistas do universo Marvel (e incluo aqui tanto as séries quanto filmes), implacável, violento e instável, mas também dotado de uma boa medida de vulnerabilidade. Por mais ele tenha extrema facilidade em espancar alguém até a morte, Fisk também exibe um amor verdadeiro em relação a Vanessa (Ayelet Zurer) e D’Onofrio permite que vejamos a carência emocional do personagem diante da ausência da amada.

Além de Fisk, a temporada introduz um novo vilão no agente Ben “Dex” Poindexter (Wilson Bethel), um agente do FBI com uma mira extremamente precisa e que sempre acerta seu alvo. Quem está familiarizado com os quadrinhos sabe que ele é o vilão Mercenário, embora o nome não seja usado na série. Tal como Fisk, Dex é um vilão envolvente porque a trama desnuda suas vulnerabilidades diante de nós. Sim, ele é sádico e violento, mas muito disso vem do seu sentimento de abandono, de ter perdido ou sido ignorado por todas as pessoas importantes de sua vida, reagindo com violência toda vez que alguém parece prestes a abandoná-lo de novo. Fisk percebe a instabilidade de Dex e se coloca como alguém que nunca irá deixá-lo, manipulando Dex para trabalhar para ele e liberando o lado mais sombrio do agente do FBI.

A temporada é eficiente em criar um clima de desamparo, de que Fisk é tão poderoso e influente que não há como derrotá-lo por meios legais. Há a constante sensação de que o vilão está sempre a frente dos heróis e de que as paredes estão se fechando ao redor dos protagonistas conforme o vilão consolida seu poder. Esse sentimento de que Fisk é intocável ajuda a potencializar o conflito moral de Matt, já que diante do irrefreável sucesso do Rei do Crime, que sabota todas as tentativas de Foggy (Elden Henson) e Karen (Deborah Ann Woll), matá-lo surge como uma alternativa a se pensar.

Falando em Karen, a série finalmente nos mostra o passado da personagem. Temporadas anteriores tinham indicado um evento traumático em seu passado e que isso seria o que a impelia a sempre tentar corrigir as injustiças, muitas vezes de maneira irresponsável e se colocando em risco. De início, quando o décimo episódio nos coloca diante desses longos flashbacks imaginei que isso quebraria o ritmo da trama, que vinha em uma tensão crescente, mas o episódio não se detém nesse passado além do necessário e retorna ao presente em seu terço final.

As cenas de ação permanecem entre as melhores entre as séries da parceria Marvel/Netflix, com coreografias de luta elaboradas, que mostram o talento e brutalidade dos heróis e vilões. Como já virou costume em Demolidor, temos uma luta em um único plano sequência no corredor de uma prisão e todo o segmento de Matt abrindo caminho à força em meio a uma rebelião de presos impressiona pela quantidade de coisas que acontecem simultaneamente na tela. As lutas entre Matt e Dex são hábeis em retratar os distintos estilos de luta deles, com Dex tentando manter a distância usando qualquer coisa que tenha mãos para ferir seu oponente, sendo bem criativo no uso de suas armas improvisadas. Os aguçados sentidos de Matt, por sua vez, são explorados de maneira inventiva no segmento em que ele guia o agente Nadeem (Jay Ali) durante uma emboscada em meio ao trânsito. Tudo isso sem falar na intensa luta final que envolve Matt, Dex e Fisk, com alianças e prioridades mudando a todo momento, conferindo um grau de imprevisibilidade ao que pode acontecer.


Com uma exploração consistente dos dilemas morais dos personagens, vilões bem construídos e excelentes cenas de ação, a terceira temporada de Demolidor mostra porque a série a melhor da parceria entre Marvel e Netflix.

Nota: 9/10


Trailer

Nenhum comentário: