quinta-feira, 10 de julho de 2008

Irmãos Nolan e Christian Bale falam sobre possível continuação de Cavaleiro das Trevas


Em entrevista ao site SlashFilm o diretor Christopher Nolan falou sobre o processo de sua finalização do filme e suas pretensões de fazer uma terceira parte, algumas coisas podem ser interpretados como spoiler:"Eu queria que o filme parecesse completo, o que não significa que haja um senso de encerramento [da série] no desfecho. Eu não sei o que farei em seguida. O que eu sinto é que não dá pra ficar poupando coisas para os futuros filmes. É preciso colocar tudo num filme e tentar fazê-lo o melhor possível. Existe um sentimento que buscávamos em termos de expressar algo sobre o Batman, trazer a história de volta a ele. Então no fim tudo se torna um filme sobre o Batman novamente. Ele lidou com um número grande de personagens, interagiu de diversas e extraordinárias maneiras. No fim de tudo só queríamos ressaltar a relevância do herói, nosso personagem-núcleo."

O ator Christian Bale falou que seu retorno ao papel está ligado à volta de Nolan: "Gosto de filmes que me deixam pensando sobre o que pode acontecer em seguida. Mas no momento está tudo na mão de Chris, caso ele decida [continuar] ou não. Não posso imaginar fazer Batman sem ele, sequer quero considerar essa possibilidade"

E sobre os possíveis vilões na sequência, quem se pronunciou foi Jonathan Nolan, que escreveu o roteiro de Cavaleiro das Trevas junto com seu irmão Christopher:"As histórias do Batman têm sido publicadas há 70 anos. Usamos primeiro Ra's Al Ghul e Espantalho, que não haviam aparecido no cinema antes e nem na série de TV. Há dezenas, se não centenas, de outros personagens que podem servir. Todo mundo diz que será Pinguim ou Mulher-Gato... Bem, eu discordo"

Achei interessante o que o Nolan falou, fazer um filme fechado sem ficar nada incompleto, para não dar a incômoda sensação que teremos de esperar mais dois ou três anos para esperar o desfecho de tudo e mesmo assim deixar abertas as possibilidades para continuações. Ele fez isso no Begins quando a história já estava encerrada ele jogou a carta do Coringa nas mãos do Batman levantando a possibilidade de um filme com o Palhaço do Crime, será que em Cavaleiro das Trevas teremos uma pista semelhante?

Sobre os comentários do Christian Bale, é bom saber que ele e Nolan estão em sintonia, afinal eles entregaram o melhor Batman em muito tempo. Mas vale lembrar que o ator galês assinou contrato para três filmes, então a menos que ele negocie com a Warner para fazer outro filme que não o Batman ou se compremeta a pagar uma multa gigantesca, ele terá sim que voltar para um terceiro filme.

E eu adorei o que o Jonathan falou, acho Pingüim e Mulher Gato os vilões mais fracos do Batman. O Pingüim, apesar que em algumas representações possuir uma aparência freak, é apenas um gângster como qualquer outro, e a Mulher Gato é apenas uma ladra sem maiores motivações em nenhuma de suas diferentes origens, ela já foi uma ricaça entediada, uma ex-prostituta atrás de dinheiro, etc. Na minha opinião são dois vilões que destoam da galeria de bandidos insanos e freaks do Batman. Dado o enfoque cerebral que os Nolan estão dando, não duvidaria da aparição do Charada, ou, quem sabe, uma ponta do Chapeleiro Louco e seus dispositivos de controle mental.

Ah, faltam oito dias porra!!!

Nenhum comentário: