quarta-feira, 16 de julho de 2008

5 Contra 1 - Melhores Vilões do Batman

Com a estréia de Cavaleiro das Trevas essa semana, resolvi ranquear os melhores vilões do homem-morcego, pois, afinal de contas, um herói não é nada sem um bom vilão e o Batman possui um panteão com os mais emblemáticos e icônicos vilões dos quadrinhos. Então vamos a eles!


5º Lugar - Charada

Edward Nigma(E.Nigma, repararam?) sempre teve fascinação por charadas e quebra-cabeças. Quando era criança participou de uma competição onde ganhava quem montasse um quebra-cabeças mais rápido, Edward fotografou o quebra-cabeças na noite anterior e se sagrou vencedor. Sua habilidade com enigmas e trapaças acabou transformando-o no criminoso conhecido como Charada.

Ele pode não ser páreo para o Batman numa luta, mas é sem dúvida um dos mais cerebrais inimigos do morcego, deixando pistas intricadas e confusas a cada crime cometido, levando o Batman a usar todo o seu conhecimento investigativo e dedutivo para capturar o Charada, provando porque é o maior detetive do mundo.


4º Lugar - Espantalho

Jonathan Crane era um professor de psicologia especializado em psicologia do medo e foi expulso com desonra da universidade por suas pequisas antiéticas. Para se vingar ele desenvolveu o gás do medo, que leva a alucinações envolvendo os piores temores daqueles que o inalam.

Foi o assassinato de seus pais que levou Bruce Wayne a querer combater o crime, mas foi seu medo de morcegos que o levou a assumir a identidade de Batman. Para um herói que de certa forma é compelido pelo medo, nada mais correto do que ter um antagonista capaz de manipular seus piores temores e fazê-los se tornar realidade. Afinal, todas as habilidades e traquitanas de nada servirão se você estiver paralisado de medo.


3º Lugar - Ra's Al Ghul

O Cabeça de Demônio(Ra's Al Ghul em árabe) é o líder de uma obscura organização chamada Liga das Sombras, ao longo dos séculos o longevo Ra's Al Ghul acumulou riqueza e conhecimento para cumprir seu objetivo de salvar o mundo, purificando-o da destruição causada pelo homem. Para tanto, deseja eliminar boa parte da população mundial.

Ra's não é tão diferente do Batman, assim como o morcego, ele sabe a capacidade do homem e causar mal e deseja a todo custo salvar o planeta. O que os diferencia é os meios escolhidos para tal, pois o Batman nunca sacrifica vidas. Suas inteligência e habilidades de combate rivalizam com as de Bruce Wayne, além de uma rede de influência que alcança o planeta inteiro, tornando-o um dos mais perigosos inimigos do homem-morcego.


2º Lugar - Duas-Caras

Harvey Dent era um promotor de Gotham City que fez uma aliança com Batman e James Gordon para livrar a cidade do crime. Quando interrogava o mafioso Salvatore Maroni, este o atingiu com ácido na metade esquerda do rosto e ficou desfigurado. A deformação fez aflorar em Dent um distúrbio de múltipla personalidade, ficando completamente insano. Ele então se tornou obcecado com a dualidade e os opostos, seus crimes quase sempre envolvem o número dois.

Assim como o Batman, o Duas-Caras é uma figura ambígua, onde luz e trevas convivem ao mesmo tempo. A diferença é que Batman consegue separar suas duas atitudes, deixando seu lado sombrio para quando veste seu uniforme. Já Harvey Dent foi devorado por suas contradições e ambigüidades, tornando-se louco. Para direcionar suas atitudes passou a usar um dólar de prata com duas faces, sendo uma delas riscada, para tomar suas decisões. Sempre tirando na sorte, segundo ele tudo se resume a sorte ou azar. Batman tentou várias vezes ajudar seu amigo Harvey a se curar, mas a mente dele possui cicatrizes tão profundas quanto as que deformam seu rosto.


1º Lugar - Coringa

A nêmesis perfeita. Se Batman é ordeiro, o Coringa é caótico. Se Batman é lógico e racional, as ações do Coringa não seguem nenhum padrão definido. Se Batman é controle, o Coringa é a completa anarquia. É difícil encontrar em super-heróis uma oposição tão completa entre herói e vilão. Ambos são opostos, mas ambos se completam como um yin/yang. São duas forças em constante conflito por equilíbrio. A relação entre eles é tão complexa que já foi explorada em quase todas as grandes obras do Batman, como A Piada Mortal, Asilo Arkham, O Cavaleiro das Trevas, etc.

O sadismo, a extrema loucura e a completa falta de freios morais tornam o Coringa um oponente imprevisível e extremamente perigoso. Em mais de uma ocasião pessoas próximas ao Batman foram mortas(como o segundo Robin Jason Todd) ou gravemente feridas(a ex-Batgirl Bárbara Gordon) pelo Palhaço do Crime, colocando a prova a sanidade do homem-morcego em cada uma dessas ocasiões.


-1 Lugar - Bane

Na nossa posição negativa temos o Bane. Este vilão foi criado quase que por encomenda para a horrenda saga da Queda do Morcego. Dotado de uma força quase sobre-humana, aumentada pela droga “Veneno” e uma grande inteligência (ele deduziu a identidade do Cavaleiro das Trevas), Bane viveu sua vida inteira na prisão, chegando a passar dez anos na solitária. Nesse período, os sonhos de Bane eram atormentados pela figura de um morcego demoníaco. Com o passar dos anos, ele lia sobre o guardião de Gotham e se convencia de que o Batman era a personificação do morcego demoníaco que atormentava seus sonhos.

Mas heim??? O cabra não era inteligente? ENTÃO QUE PORRA DE IDÉIA IMBECIL É ESSA???

Mas isso é o de menos, Bane foge e vai para Gotham decidido a humilhar e derrotar o Batman, para isso ele provoca uma fuga em massa do Asilo Arkham obrigando Batman a passar meses combatendo ininterruptamente os criminosos. No máximo da exaustão Bane invade a Mansão Wayne e quebra a espinha do Batman.

Cuméquié??? Ele queria humilhar e derrotar o Batman, mas fez isso se esgueirando dentro da mansão Wayne, onde ninguém o viu fazendo isso, e depois que o morcego tava cansadinho??? Porra! Se ele é tão forte porquê não enfrentou o Batman em plena forma e em plena praça pública pra que toda Gotham visse ele sendo partido em dois??? VÁ SER IDIOTA ASSIM NA CASA DO CARALHO PORRA!!!

Ao fim da Queda do Morcego Bane seguiu o destino de todos os vilões buchas criados para sagas onde o herói se fode: tomou uma sova atrás da outra e foi rebaixado a vilão de quinto escalão, simplesmente por não ter nenhum conteúdo, sendo mero engodo visual.

Fiquei tão puto escrevendo sobre esse merda que vou soltar o Alborghetti em cima dele


Faltam dois dias porra!!! DOIS DIAS!!!

Nenhum comentário: