sexta-feira, 7 de junho de 2024

Drops – Confesse, Fletch

 

Crítica – Confesse, Fletch

Review – Confesse, Fletch
Estrelado por Jon Hamm, Confesse, Fletch é a segunda aventura do jornalista investigativo Irwin M. “Fletch” Fletcher nos cinemas. Criado na literatura por Gregory Macdonald, Fletch primeiro apareceu nos cinemas em Assassinato Por Encomenda (1985) que era uma adaptação do primeiro livro do personagem e tinha Chevy Chase como Fletch. Já Confesse, Fletch é uma adaptação do segundo romance protagonizado pelo jornalista.

Na trama, Fletch (Jon Hamm) vai aos Estados Unidos para investigar a venda de obras de arte que foram roubadas na Itália. Quando uma estudante de arte é assassinada e Fletch é colocado como o principal suspeito, cabe ao jornalista resolver o crime e limpar o próprio nome. Estruturalmente a narrativa apresenta uma trama policial bem comum, com um protagonista acusado de um crime que não cometeu precisando correr contra o tempo para provar a própria inocência, mas envolve pelo espírito de comédia e pela quantidade de personagens pitorescos que apresenta.

Jon Hamm é ótimo ao evocar o charme cafajeste e o senso de humor cínico de Fletch, um repórter escorregadio que sempre se mete em situações duvidosas, mas sai ileso graças à sua lábia. Ele é o tipo de investigador que nos deixa incertos se irá realmente resolver o caso, já que gasta tempo em coisas que não parecem cruciais e por vezes parece perdido, embora muito dessa falta de noção seja mais uma maneira de confundir seus adversários do que incompetência, algo similar ao detetive Columbo vivido por Peter Falk, cujas perguntas aparentemente desimportantes resolviam os casos.

Hamm encontra apoio em um competente elenco coadjuvante que instila excentricidade nas figuras com as quais Fletch interage ao longo de sua investigação. Annie Mumolo diverte como uma vizinha atrapalhada que quase põe fogo no próprio apartamento ao tentar cozinhar, demonstrando um timing preciso para gags de humor físico. Marcia Gay Harden devora o cenário como uma histriônica condessa italiana que não cansa de dar em cima de Fletch e parece cheia de segundas intenções. Kyle MacLachlan faz um galerista cheio de manias e pavor de germes, enquanto que Jon Slattery faz uma mini reunião de Mad Men ao lado de Jon Hamm como um mau humorado editor de jornal.

As interações entre esses tipos curiosos constroem boa parte da comédia do longa, que também exibe uma boa dose reviravoltas que tanto servem para a comédia quanto para manter nosso interesse no caso. Não é o tipo de trama investigativa que vai te pegar completamente de surpresa, embora seja bem conduzida o suficiente para envolver e o conjunto de figuras excêntricas ajude a dar uma personalidade singular à trama.

 

Nota: 6/10


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