quarta-feira, 24 de maio de 2023

Drops – Super Mario Bros: O Filme

 

Análise Crítica – Super Mario Bros: O Filme

Review Crítica – Super Mario Bros: O Filme
Depois de uma malfadada tentativa de levar os games do Mario Bros aos cinemas na década de 90 em um live action estrelado por Bob Hoskins e John Leguizamo, a Nintendo faz uma segunda tentativa de levar esse universo aos cinemas em forma de animação. O cenário é logicamente diferente, afinal agora as adaptações de games vem se provado bem sucedidas tanto no cinema e na televisão, vide os sucessos comerciais dos filmes do Sonic ou de séries como Cyberpunk: Mercenários, Castlevania ou Cuphead.

A trama é tão simples quanto nos games, Mario é um encanador do Brooklyn que cai por acidente em outro universo, o Reino dos Cogumelos. Lá ele se alia à princesa Peach para derrotar Bowser e resgatar Luigi, que foi capturado pelo vilão. O estúdio Illumination, responsável por Meu Malvado Favorito, conduz todo o filme com seu estilo de trama ágil, com muita coisa acontecendo, piadas sucessivas, mas superficial no modo como trata seus personagens.

A trama sugere certas coisas que nunca são plenamente exploradas, como a solidão de Peach em ser a única humana daquele universo ou o fato de Toad ser mais corajoso do que seus compatriotas sem tentar buscar a razão dessa motivação. A impressão é que todos esses personagens estão ali somente para dar contexto à ação e às piadas. Na verdade, o único personagem que se destaca é Bowser, conseguindo ser simultaneamente ameaçador e engraçado, muito por conta da voz de Jack Black. Aliás, esse é uma daquelas animações que a dublagem brasileira se sai melhor do que a original, já que exceto por Black o elenco em inglês é pouco inspirado com atores que parecem falar com suas vozes normais e não parecem interessados em construir personagens como Chris Pratt como Mario ou Seth Rogen como Donkey Kong.

Tudo bem que o humor é bem construído, rendendo sequências divertidas que exploram vários elementos dos games e há um claro senso de escala e encantamento pelo mundo mágico que a narrativa apresenta. Fica, no entanto, a impressão de que o filme arrisca pouco, se acomodando em apelar para nossa nostalgia pelos games e não fazendo nenhum esforço para ir além disso, como outras produções baseadas em games (a exemplo das já citadas Castlevania e Cuphead) fizeram bem.

Super Mario Bros: O Filme diverte pelo modo como dialoga com os elementos dos games, mas se acomoda em seu apelo à nostalgia.

 

Nota: 6/10


Trailer


Nenhum comentário: