quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Drops – Certas Pessoas

 

Análise Crítica – Certas Pessoas

Review – Certas Pessoas
Dirigido por Kenya Barris, criador da bacana série Black-ish, Certas Pessoas também trata de tensões raciais. Se em Black-ish Barris conseguia transitar com sensibilidade e humor por temas espinhosos como colorismo, Certas Pessoas não traz a mesma qualidade em seus insights.

A narrativa segue Ezra (Jonah Hill), rapaz branco e judeu que se apaixona pela jovem negra Amira (Lauren London). Os jovens desejam se casar, mas esbarram em problemas com seus pais. A mãe de Ezra, Shelley (Julia Louis-Dreyfus), tenta soar progressista, mas acaba soando inconveniente e preconceituosa a maior parte do tempo enquanto que o pai de Amira, Akbar (Eddie Murphy), é um ativista do movimento negro que não aceita a relação da filha com um branco.

É aquele tipo de história que recicla os mesmos clichês sobre como bastaria uma simples conversa para que todas as pessoas resolvessem as diferenças. O problema é que a narrativa trata uma série de problemas complexos de maneira muito rápida e acaba resolvendo muito fácil as tensões entre os personagens ao final. Muito disso vem também da estrutura demasiadamente fragmentada, com cenas soando mais como esquetes soltos do que elementos que devem se juntar formando o conjunto coeso.

Não ajuda que o filme se entregue a diálogos cômicos construídos de improviso que muitas vezes se alongam mesmo depois da graça ter passado, a exemplo de uma conversa de Ezra com o chefe no início. Hill e Murphy tem alguns momentos divertidos construídos em cima da oposição entre a sinceridade ingênua de Ezra e o sarcasmo ácido de Akbar, no entanto não é o suficiente para fazer valer as quase duas horas de filme.

Sem ter muito a dizer sobre os temas de raça e família além da reprodução de clichês batidos e com um humor que nem sempre funciona, Certas Pessoas não diverte como deveria apesar dos esforços de Hill e Murphy.

 

Nota: 4/10


Trailer

Nenhum comentário: