quarta-feira, 21 de abril de 2021

Drops – Alma de Cowboy

 Análise Crítica – Alma de Cowboy


Review – Alma de Cowboy
Produção original da Netflix, Alma de Cowboy é uma história bem típica sobre conflitos entre pais e filhos que é elevada pela comunidade singular que retrata (quantos filmes sobre cowboys negros urbanos vocês conhecem?) e pela conexão dos dois protagonistas. Na trama, Cole (Caleb McLaughlin) é um adolescente problemático e, para tentar colocá-lo na linha, o envia para morar com o pai, Harp (Idris Elba), que vive em uma comunidade de criadores de cavalos na Filadélfia.

É claro que Cole inicialmente rejeitará essa nova vida e tentará fugir, é claro que inicialmente todo o trabalho que o pai o obriga a fazer cuidado de animais parece muito duro, mas após algum tempo Cole irá entender o sentido de tudo aquilo e aprenderá a importância do trabalho e de construir algo com as próprias. É daqueles filmes que a gente sabe absolutamente tudo que vai acontecer, todas as batidas e reviravoltas, já nos primeiros minutos. Ainda assim ele funciona.

Isso porque há um olhar muito afetuoso para a comunidade que retrata. Ao invés de explorar a ambientação como algo apenas insólito ou pitoresco, há um cuidado genuíno em nos fazer entender o modo de vida daquelas pessoas, das escolhas que fazem e o porquê daquilo tudo ser importante para o grupo. Outro mérito é o trabalho de Caleb McLoughlin (o Lucas de Stranger Things) e de Idris Elba. Caleb vende bem o senso de inadequação e frustração de Cole, que sempre se sentiu abandonado pelo pai, enquanto Elba traz um charme áspero a Harp, um sujeito que passou por uma vida dura, mas que amadureceu com essas experiências e, ao modo dele, tenta cuidar da comunidade ao redor. Os melhores momentos do filme nascem justamente dos embates entre os dois, repletos de emoção intensa, em especial na cena em que Harp justifica a escolha do nome do filho.

O final, no entanto, tira um pouco da força da narrativa ao inserir imagens de pessoas reais que vivem em uma comunidade similar à retratada no filme com letreiros explicando a situação difícil dessa comunidade. Apesar de falar de um mesmo grupo, todo o segmento sai do drama familiar e nos joga em um documentário de denúncia que não parece pertencer ao mesmo filme. Se a intenção do diretor e roteirista Ricky Staub era de fato chamar nossa atenção para os problemas dessa comunidade, melhor seria se tivesse feito diretamente um documentário sobre a questão, ao invés de jogar isso a esmo no desfecho deste filme.

Deste modo, apesar da trama esquemática, Alma de Cowboy envolve pelo olhar afetuoso à comunidade que representa e aos dois protagonistas.

 

Nota: 6/10

Trailer

Nenhum comentário: