quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Crítica – Alguém Avisa?

 

Análise Crítica – Alguém Avisa?

Review – Alguém Avisa?
Misturando elementos de uma típica comédia natalina com uma espécie de versão feminina de A Gaiola das Loucas (1996), com um casal homossexual fingindo ser hétero para não chocar uma família de políticos conservadores, Alguém Avisa? me pegou de surpresa pelo seu equilíbrio entre drama e comédia.

A trama acompanha o casal formado por Abby (Kristen Stewart) e Harper (Mackenzie Davis) que faz planos para o Natal. Harper está indo para sua cidade passar o feriado com a família, mas Abby deve ficar por conta de trabalho. Na última hora Abby consegue alguém para substitui-la e viaja com Harper, pensando em pedi-la em casamento diante da família dela. Os planos de Abby, no entanto, são frustrados quando Harper avisa que nunca saiu do armário para os pais, que são políticos de base conservadora e que recebem possíveis doadores de campanha em sua festa de Natal. Desta maneira, Abby terá de fingir que é apenas uma amiga que divide apartamento com Harper.

Povoada por personagens pitorescos como John (Dan Levy), o melhor amigo de Abby que rouba a cena sempre que aparece, ou Jane (Mary Holland), a irmã caçula abobalhada de Harper, o texto sempre encontra bons momentos de comédia. Vemos isso nos diálogos ferinos de John, na comédia física de Jane ou em momentos de puro absurdo como quando Abby e Harper sobem em um telhado no início do filme.

Apesar do escracho, o filme trata com a devida seriedade a questão de Harper não ter coragem de assumir para a família, mostrando como uma vida no “armário” impactou a protagonista e as relações afetivas que ela teve ao longo da vida, não apenas com Abby, mas com ex-namoradas como Riley (Aubrey Plaza). É possível perceber a angústia de Harper em não assumir quem é para a família e sentimos a dor de Abby em ver a mulher que ama se afastar dela apenas para agradar a família e não afetar a carreira política do pai. Por sinal, Kristen Stewart e Mackenzie Davis tem uma ótima química juntas, formando um casal carismático pelo qual é fácil torcer pelo sucesso.

O final, no entanto, acaba resolvendo tudo muito fácil demais. Basta um discurso da mãe de Harper para que o pai dela, que viveu em negação sobre a sexualidade da filha a vida toda e sempre priorizou a carreira política, resolva jogar tudo para o alto e aceitar Harper mesmo às custas da doadora conservadora que estava querendo trazer para sua campanha. Sim, eu sei que esse é um daqueles filmes natalinos feitos para pensarmos que tudo pode dar certo e não há problema nenhum nisso, a questão é que a guinada do pai de Harper soa muito súbita e não é devidamente construída.

Ainda assim, Alguém Avisa? conquista pelo seu ótimo manejo do drama e da comédia, personagens insólitos e um casal principal carismático.

 

Nota: 7/10


Trailer

Nenhum comentário: