terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Crítica – Luta Por Justiça


Análise Crítica – Luta Por Justiça


Review – Luta Por Justiça
Baseado em uma história real, este Luta Por Justiça é daqueles filmes que vale principalmente pela mensagem, já que sua estrutura narrativa e dramatúrgica não tem nada de muito diferente que outros dramas de tribunal já tenham apresentado antes. Assim como o recente O Preço da Verdade é um filme fundamentado na tradição do pensamento liberal dos Estados Unidos que uma pessoa pode enfrentar o sistema judicial e político, sendo capaz de mudar as coisas por conta de sua ação individual. Não deixa de ser curioso, inclusive, que o caso se passe na mesma cidade em que Harper Lee escreveu O Sol é Para Todos, talvez a primeira grande narrativa do século XX a adotar esses temas e estruturas.

A trama começa no final da década de oitenta quando Walter McMillan (Jamie Foxx) é preso e condenado a morte por assassinato apesar de se declarar inocente. O advogado Bryan Stevenson (Michael B. Jordan) é um jovem recém formado em Harvard que decide ir para o sul dos Estados Unidos ajudar detentos no corredor da morte que foram injustiçados pelo sistema. Assim, Bryan acaba pegando o caso de Walter e luta para provar que ele é inocente.

Muito do impacto da narrativa vem do fato dela narrar um racismo institucionalizado que pode ser facilmente percebido ainda nos dias de hoje, mais de trinta anos depois do caso, denotando a permanência do racismo e das injustiças das instituições contra a população negra e menos favorecida nos EUA ou mesmo em nosso país. No modo como a polícia automaticamente trata como bandido e culpado qualquer pessoa com aparência não branca e as autoridades se dispõem a ignorar direitos civis ou a devida estrutura processual para condenar pessoas baseadas apenas em ideias preconceituosas.

Boa parte do impacto também vem do desempenho dos dois atores principais. Michael B. Jordan é eficiente em apresentar o senso de justa indignação de Bryan e o modo como ele se esforça para conter a própria raiva diante das interações com autoridades cínicas. Ele também demonstra como o advogado é impactado pelas humilhações as quais é submetido quando a polícia ou os guardas da prisão tomam atitudes brutais contra ele apenas para mostrar que podem. Isso fica evidente na cena em que ele é forçado a se despir para ser revistado durante uma ida a prisão e o modo como Bryan treme ao vestir novamente as roupas explicita a vulnerabilidade do personagem. Já Jamie Foxx faz de Walter um sujeito que, de certa forma, se conformou com as injustiças do sistema, mesmo ciente da própria inocência.

A trama, no entanto, perde um pouco o ritmo ao se dividir entre as histórias de vários presos no corredor da morte. Enchendo a duração a quase duas horas e vinte sendo que todas essas tramas apenas nos mostram praticamente os mesmos problemas que são denunciados na narrativa de Walter. Eu entendo que a escolha por mostrar os problemas de vários condenados diferentes foi feita para mostrar como essas políticas racistas estão longe de ser um caso isolado, mas ao concentrar tantas histórias de uma só vez acaba dando a sensação de uma trama que anda em círculos e tem dificuldade para progredir. Se a ideia era contar múltiplas histórias de injustiça, teria sido melhor fazer uma minissérie, como a Olhos que Condenam dirigida pela Ava DuVernay.

Há também um excesso de explicação e exposição quanto à própria estrutura racista de funcionamento da lei e da justiça no sul dos Estados Unidos, com longos discursos repetindo as mesmas explicações sobre os problemas das estruturas de poder do país. Claro, isso não tira o impacto das denúncias feitas aqui, nem o efeito emocional que a jornada de Bryan e Walter causa no espectador, porém fica a impressão de que poderia ser mais enxuto.

Luta Por Justiça é um drama jurídico que não reinventa o gênero, mas vale por nos lembrar da presença pervasiva do racismo e pelo trabalho de Michael B. Jordan e Jamie Foxx.

Nota: 7/10


Trailer

Nenhum comentário: