quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Crítica – Star Wars Jedi: Fallen Order


Análise Crítica – Star Wars Jedi: Fallen Order


Review – Star Wars Jedi: Fallen Order
Depois de um reboot de Star Wars Battlefront que mais parecia um beta de luxo e um Star Wars Battlefront 2 que foi lançado com um péssimo sistema de progressão que fedia a mecânicas “pay to win”, a franquia Star Wars finalmente ganha um jogo verdadeiramente memorável com este Star Wars Jedi: Fallen Order.

Com uma campanha inteiramente em single player e uma estrutura de RPG de ação, a trama se passa cinco anos depois da ascensão do império e do expurgo dos Jedi. O jogador controla Cal Kestis, um padawan que sobreviveu ao expurgo e agora vive escondido trabalhando como sucateiro. Um dia Cal usa seus poderes para salvar a vida de um companheiro de trabalho e a movimentação da Força atrai a atenção dos Inquisidores do Império liderados pela Segunda Irmã. Cal acaba sendo resgatado pela ex-Jedi Cere Junda, que incumbe Cal de encontrar um holocron Jedi que guarda informações sobre crianças sensitivas à Força, o que poderia ajudar a reconstruir a Ordem Jedi. O problema é que o Império também está à procura do holocron.

É uma história que trata de trauma, de perda e o que fazer depois de vermos o mundo desmoronar ao nosso redor, de como tentamos seguir em frente e reconstruir a vida depois de uma grande perda. Isso se aplica tanto a Cal e Cere quanto às vilãs a Segunda e a Nona Irmãs, que também vivenciaram sua cota de perdas, dor e desamparo antes de caírem para o Lado Sombrio. É uma trama bem executada, com reviravoltas surpreendentes e momentos impactantes. Um exemplo é o flashback de Cal do momento em que a Ordem 66 foi disseminada e experimentamos o genocídio dos Jedi sob os olhos de uma criança assustada e desamparada que não entendia o que estava acontecendo.

O combate lembra uma mistura entre os recentes God of War e Sekiro: Shadows Die Twice. Ele exige movimentos bastante deliberados do jogador, que se conheça os padrões dos inimigos para saber quando atacar, defender ou esquivar. Tal como em Sekiro, é preciso quebrar a postura de defesa dos inimigos para causar dano, o que é feito tanto com ataques quanto através de bloqueios precisos. Como os inimigos também podem aparar e quebrar o bloqueio de Cal, é preciso ter cuidado com os ataques e saber o momento exato de agir.

Com uma variedade considerável de inimigos, o jogador precisa estar atento a qual a melhor abordagem para cada um e que habilidades são mais eficientes, já que ao longo do jogo Cal aprende diferentes habilidades com a Força como empurrar, puxar ou paralisar. O cuidado na hora de agir também se deve ao fato dos inimigos causarem muito dano e mesmo os adversários mais banais podem eliminar Cal se o jogador não tiver cuidado.

A trama leva o usuário a diferentes planetas e cada planeta é composto de uma série de áreas interligadas, com alguns atalhos que podem ser abertos para facilitar a navegação, tal como acontece em Dark Souls. Aqui o jogador também pode consultar um mapa para ajudar a se localizar, mas não há um mini-mapa na tela, sendo preciso parar e consultar o mapa holográfico de BD-1, o droide que acompanha Cal. Algumas áreas requerem poderes ou upgrades específicos de BD-1 para serem acessadas, o que dá ao jogo um clima de Metroidvania, e explorar cada parte do mapa recompensa o jogador tanto com itens cosméticos (para a aparência dos personagens e do sabre de luz) quanto com importantes recipientes para itens de cura, cujo estoque é limitado e eles só são restaurados depois que Cal descansa em um ponto de meditação. Tal qual em Dark Souls, descansar não só restaura seus itens de cura, como também faz todos os inimigos reaparecerem e morrer significa perder os pontos de experiência coletados. Para recuperar a experiência perdida, basta causar dano ao inimigo que matou Cal (ele brilha em dourado, então é fácil identificar). Os diferentes planetas oferecem biomas variados, das florestas de Kashyyyk às paisagens rochosas de Dathomir ou os pântanos de Bogano e esses ambientes trazem uma criatividade visual que ajuda a transmitir o encantamento pela qual a franquia Star Wars é conhecida.

Os pontos de experiência são usados para comprar novas habilidades para Cal. Embora a árvore de habilidades seja relativamente modesta, dada a dificuldade dos combates, cada uma delas altera significativamente a performance do personagem e perto do final o jogador realmente se sente como um Jedi poderoso no controle de suas habilidades. O progresso na história aos poucos modifica o sabre de luz do personagem, dando acesso a alguns modos diferentes de uso. Um desses modos, lamentavelmente, acaba reduzido a praticamente um ataque especial, o que é uma pena, já que ofereceria mais variedade ao combate se pudéssemos usar de maneira plena essa terceira variação.

O jogo, ao menos no PS4, tem alguns problemas de performance. Com a taxa de quadros caindo sempre que entramos em um novo ambiente ou quando muitos inimigos surgem de uma vez. As texturas dos cenários e dos personagens por vezes não estão plenamente carregadas quando eles aparecem, causando o desconfortável efeito de pop-in de texturas, quando elas subitamente aparecem. Além disso há uma demora geral nos tempos de carregamento, o mais evidente é quando o personagem morre. Para reaparecer demora quase um minuto de telas de carregamento.

A despeito desses problemas de performance, Star Wars Jedi: Fallen Order é o melhor jogo da franquia há muito tempo, graças a sua envolvente história, combate desafiador e possibilidades de exploração.

Nota: 9/10


Obs: O game está disponível para PS4, Xbox One e PC

Trailer

Nenhum comentário: