sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Crítica – She-Ra e as Princesas do Poder: 4ª Temporada


Resenha – She-Ra e as Princesas do Poder: 4ª Temporada


Review – She-Ra e as Princesas do Poder: 4ª TemporadaA quarta temporada de She-Ra e as Princesas do Poder funciona quase como O Império Contra-Ataca (1980) para a série, colocando as heroínas diante de todo poderio da Horda e praticamente sendo esmagadas por ela.

A trama começa mais ou menos no ponto onde a anterior parou. Depois do sacrifício da rainha para fechar o portal aberto por Felina, Cintilante é coroada como a nova rainha de Lua Clara. Diante de uma nova liderança, Hordak e Felina pressionam ainda mais a enfraquecida rebelião e o abalo na relação entre Adora e Cintilante.

Muito do distanciamento entre Adora e Cintilante acontece por conta da morte da rainha e por Cintilante silenciosamente culpar a amiga pelo que aconteceu com a mãe. Ao mesmo tempo Cintilante também experimenta insegurança em relação ao seu papel de rainha e alienação em relação aos seus amigos, já que para governar ela deixa de ir a campo nas missões com Adora e Arqueiro. Por outro lado, Adora começa a se tornar confiante demais em seus poderes como She-Ra, achando que ela sozinha consegue dar conta de qualquer ameaça e isso a faz agir de maneira descuidada.

Felina usa o transmorfo Encrenca Dupla para se infiltrar na rebelião e insuflar o desentendimento entre Cintilante e Adora, enfraquecendo e desarticulando ainda mais a rebelião. O fato de estar numa posição superior estrategicamente, no entanto, não melhora o estado mental de Felina, que permanece obcecada em destruir Adora e provar seu valor. Em sua obsessão pela vitória a qualquer custo, Felina acaba alienando Scorpia, a única amiga que ainda lhe restava, uma vez que Scorpia percebe que Felina não se preocupa com ninguém além de si mesma e da missão.

Todos esses conflitos ajudam a dar nuance às personagens, pois conseguimos entender o lado de cada uma e como isso as impele. Entendemos as razões de Cintilante não mais considerar Adora o único caminho para a vitória, entendemos a decisão de Scorpia em se afastar de Felina, ainda que se preocupe com o bem-estar da vilã e também compreendemos a necessidade de Adora em descobrir mais sobre o passado da She-Ra e seus poderes para poder ser mais útil para a rebelião.

Falando no passado da She-Ra, a trama finalmente explica quem foi Mara, a She-Ra que precedeu Adora e como foi que Mara “traiu” os ensinamentos de Esperança da Luz. A temporada também é hábil em brincar com o próprio formato, exibindo alguns episódios com estruturas narrativas diferentes. Um exemplo é o episódio centrado na Madame Rizzo, narrado sobre a perspectiva da personagem e que mostra que há uma razão por trás da conduta aparentemente aleatória da personagem.

Outro episódio se estrutura como uma trama investigativa, remetendo a histórias de Agatha Christie, mas com um viés cômico. No episódio Mermista e Perfuma interrogando as residentes de Lua Clara para descobrir quem está passando informações para a Horda. Outro episódio apresenta uma série de números musicais cantados por Mermista e o Falcão do Mar. Com essas brincadeiras com a fórmula da série, a trama consegue nos manter curiosos e engajados pelo que virá a seguir.

A construção das tensões entre a rebelião e a Horda culmina em um intenso final de temporada que põe todas as protagonistas em risco e deixa a rebelião ainda mais vulnerável. Considerando que este é um desenho infantil, confesso que fiquei surpreso que a temporada terminasse com as heroínas sofrendo uma derrota e perdas tão duras. Não que eu ache um final ruim, muito pelo contrário, é um desfecho coerente com o que foi desenvolvido até aqui, mas muitas vezes produtos voltados para o público infantil tendem a aliviar a mão nas consequências difíceis que se impõem aos personagens.

Com um cuidado em desenvolver suas personagens e um final impactante, a quarta temporada de She-Ra e as Princesas do Poder é a melhor da série até aqui e promete muitas mudanças e desafios para o futuro das personagens.

Nota: 9/10


Trailer

Um comentário:

Marcelo disse...

Uau...Vou fazer um control + c e um control + v para o neu trabalho de crítica.