sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Crítica – NBA 2K19

Análise Crítica – NBA 2K19


Review – NBA 2K19
Jogos de esporte não são exatamente o meu forte, mas meu interesse por basquete acabou me motivando a conferir este NBA 2K19. A experiência foi relativamente positiva e eu encontrei um complexo e detalhado jogo de basquete, ainda que alguns problemas em termos de progressão atrapalharam a experiência.

A primeira coisa que chama a atenção é o quanto o jogo acerta ao reconstruir o estilo e o clima de uma partida da NBA. Dos modelos fiéis aos jogadores e quadras reais que reproduzem, às faixas de comentários ao longo das partidas e ao pré e pós show exibidos ao final de cada partida da campanha principal, tudo trabalha para te deixar imerso no sentimento de que o jogador de fato está fazendo parte de uma partida de basquete profissional.

O jogo traz uma variedade de modos e talvez aquele que inicialmente traz os jogadores, em especial alguém como eu que não tem muita experiência com os games da série NBA 2K, é o modo MyCarreer que funciona como a campanha principal do jogo. Nela, o usuário cria seu próprio personagem, um jogador iniciante com a alcunha de A.I para acompanhar suas tentativas de ter sucesso na NBA. A história me surpreendeu pela qualidade do roteiro, cheio de reviravoltas e dramas que me fizeram me importar com A.I a despeito da conduta ocasionalmente petulante e imatura do personagem. Existem alguns momentos em que o jogo te dá a opção de escolher o diálogo do personagem, mas a maioria delas teve pouco impacto na narrativa.

Do mesmo modo, minhas ações na quadra também não pareciam ter muito impacto nas cutscenes, algumas vezes eu jogava mal e a cena posterior mostrava meu jogador sendo elogiado, enquanto que em outros momentos eu ganhava fazendo uma partida esplêndida e todos pareciam decepcionados pela minha performance. A campanha, no entanto, serviu como uma boa introdução para o conjunto complexo de mecânicas e controles do jogo, me guiando conforme eu me movimentava pela longa curva de aprendizado. São muitos movimentos de drible, arremesso ou defesa para aprender, mas os controles são responsivos, as partidas são ágeis e há uma satisfação enorme em pontuar e vencer usando as manobras aprendidas.

O principal problema da campanha, no entanto, nem é a pouca consequência das minhas ações na trama, mas o sistema de progressão. Para melhorar as habilidades do meu personagem, comprar roupas ou equipamentos eu usava uma moeda chamada Virtual Currency. A questão é que o jogo era bastante mão de vaca na distribuição do dinheiro virtual, travando o progresso do jogador de modo a tentar nos convencer às infames microtransações. Se a moeda servisse só para itens cosméticos isso nem me incomodaria, mas como está ligada diretamente à progressão, isso se torna um problema. Não chega a ser algo tão problemático quanto à irritante aleatoriedade de Star Wars Battlefront 2 em seu lançamento, mas incomoda mesmo assim.

O modo MyTeam permite ao jogador criar seu time dos sonhos usando o mesmo sistema de cards colecionáveis tornado famoso (ou infame) pelos games da série Fifa. O gameplay na quadra é tão afiado e divertido quanto em qualquer um dos outros modos, mas o longo grinding para adquirir créditos virtuais e comprar mais packs de cartas é outro aspecto que parece pensado para fazer o jogador recorrer a microtransações.

Por outro lado, o modo MyLeague não possui essas microtransações e me atraiu mais que o MyTeam tanto pela ausência desse design predatório quanto pela possibilidade de construir do nada minha própria franquia da NBA podendo customizar e administrar cada mínimo detalhe até o tom da cor do uniforme. O MyLeague também tem sua própria campanha na forma do MyGM, no qual o jogador controla um gerente geral de um time de basquete. Tal qual o MyCarreer, a trama surpreende pela qualidade narrativa, mas peca pela falta de consequência das escolhas que o jogador faz em alguns diálogos.

Além desses modos, há todo o componente de partidas multiplayer online, que geral funcionam bem, mas algumas poucas vezes eu enfrentei problemas na conexão e tive partidas interrompidas. Na verdade, também tive problemas de conectividade em modos singleplayer, em especial o MyCarreer, no qual o jogo falhava em carregar meu perfil pela cidade online na qual meu personagem precisava obrigatoriamente transitar.

Com uma jogabilidade complexa e recompensadora, uma recriação fiel do universo do basquete profissional e variedade de modos, NBA 2K19 tem muitos elementos bem realizados, mas é atrapalhado pela tóxica presença de microtransações e alguns problemas de conectividade.


Nota: 8/10

O jogo está disponível para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch

Trailer

Nenhum comentário: