terça-feira, 11 de setembro de 2018

Crítica – O Paciente: O Caso Tancredo Neves


Análise Crítica – O Paciente: O Caso Tancredo Neves


Review – O Paciente: O Caso Tancredo Neves
A internação (e posterior morte) de Tancredo Neves às portas de sua posse como presidente do Brasil, marcando o fim do governo militar, foi alvo de muitas especulações e teorias conspiratórias ao longo dos anos. Alguns dizem que ele não estava doente, que tinha sido alvejado, outros dizem que ele já estava morto. Enfim, toda sorte de teoria da conspiração existe ao redor da morte do nosso quase-presidente que foi substituído pelo seu vice, José Sarney. O Paciente: O Caso Tancredo Neves, baseado no livro homônimo de Luis Mir, visa entender o que aconteceu nos bastidores do caso e os fatores que levaram à morte de Tacredo Neves (Othon Bastos).

A trama funciona como uma mistura entre as séries The West Wing e House, combinando a intriga dos bastidores do poder com um mistério médico. É um formato que tinha tudo para dar errado considerando que já entramos no cinema sabendo o final e isso poderia diluir o suspense, mas felizmente isso não acontece e o filme é hábil em trabalhar o jogo de intrigas e egos entre as equipes de assessores e médicos.

A narrativa mostra como as decisões envolvendo o tratamento de Tancredo foram apressadas para que ele fosse logo liberado e pudesse tomar posse. Na política, como mostrado pelo filme, mais interessam a interpretação que se tem sobre os fatos do que os fatos em si e todas as decisões são tomadas com a percepção pública em primeiro lugar e o bem-estar do paciente em segundo.

O filme acerta em não endeusar a figura de Tancredo, evitando pintá-lo como uma espécie de mártir da redemocratização. Ao invés disso, faz dele uma figura relativamente ambígua, um misto de alguém com um desejo sincero de servir a pátria e também altamente egocêntrico. Othon Bastos transita com naturalidade entre essas duas facetas de Tancredo, apresentando sua recusa inicial em ouvir seus médicos como fruto de um temor que os militares desistam de passar o governo a um civil e também por não querer abrir mão de seu grande momento sob os holofotes.

Do mesmo modo, acompanhamos a guerra de egos entre os médicos conforme o estado do protagonista se agrava e ninguém consegue definir as causas exatas do problema, ampliando as tensões entre eles. As disputas pelo diagnóstico se tornam um embate midiático entre eles, constantemente contradizendo um ao outro e contribuindo para que a população tenha a impressão de que há algo errado ou que algo está sendo escondido deles.

A narrativa, no entanto, tenta equilibrar muitos recortes e temáticas simultaneamente, desde o despreparo dos hospitais brasileiros, passando pelos embates políticos e pelos dramas pessoais dos muitos personagens. Com isso, muita coisa acaba sendo tratada de maneira superficial e diálogos expositivos, nos quais os personagens dizem como estão se sentindo ao invés de espaço para que eles mostrem isso, acabam sendo continuamente usados como um atalho dramatúrgico visto o tempo reduzido que a trama tem para tratar de tanta coisa. Talvez se fosse uma minissérie a narrativa tivesse mais tempo para trabalhar melhor as motivações e conflitos de cada um, tal como aconteceu em O Povo Contra O.J Simpson, mas do jeito que está soa apressado.

Apesar de passar rápido por muitos eventos e ideias, O Paciente: O Caso Tancredo Neves é um interessante retrato sobre um período da história brasileira do qual muito foi especulado.


Nota: 6/10


Trailer

Nenhum comentário: