quinta-feira, 12 de julho de 2018

Crítica – Samantha!: 1ª Temporada


Análise Crítica – Samantha!: 1ª Temporada


Review – Samantha!: 1ª Temporada
Não sabia o que esperar desta primeira temporada Samantha!, série brasileira feita pela Netflix, mas o que encontrei foi um divertido deboche do universo televisivo brasileiro, bem como do culto às celebridades e à busca da fama como um fim em si mesmo. A trama é centrada em Samantha (Emanuelle Araújo), uma mulher que fez sucesso na televisão na década de oitenta, quando ainda era criança e apresentava um programa infantil. Agora, adulta e com dois filhos, ela continua a tentar fazer sucesso, prendendo-se ao seu passado como estrela mirim e inventando esquemas mirabolantes para voltar à televisão.

Parte do passado televisivo de Samantha é mostrado através de flashbacks e essas cenas são uma paródia certeira dos programas infantis brasileiros na década de oitenta, com direito a dançarinas com pernas de fora, conteúdos inapropriados para o público mirim e publicidades que não deveriam ser para crianças, como menções a cerveja e cigarros. Isso sem falar na fidelidade da criação dos sets do programa infantil que reproduzem o tipo de espaço e figurino, com direito a um excesso de cores neons, e as canções cantadas pelas personagens, com direito a mensagens subliminares quando tocadas ao contrário, tal qual a lenda urbana envolvendo as músicas da Xuxa.


No presente, a série continua uma acertada crítica ao meio televisivo, revelando a artificialidade dos reality shows, o modo como o público se interessa mais por barracos e pessoas sendo grosseiras umas com as outras do que conteúdo de qualidade e como as emissoras estão dispostas a produzir qualquer tipo de baixaria só para ficar em primeiro lugar na audiência.

Além da cultura televisiva, a série também mira na publicidade e na internet, observando tanto o inerente machismo das propagandas de cerveja, constantemente colocando mulheres como objetos, como também o vazio das webcelebridades, que se tornam famosas meramente por serem famosas. Isso fica evidente na figura da influencer Laila (Lorena Comparato), que constantemente inventa campanhas e hashtags que não tem qualquer peso ou impacto no mundo real, mas mantém seus seguidores engajados.

Emanuelle Araújo faz de Samantha alguém que ainda não superou o passado, algo evidenciado pelo toque do seu celular ser a canção que gravou ainda criança, se apegando à fama de outrora como seu único meio de sucesso. A atriz constrói a personagem com uma completa falta de noção quanto à sua condição de subcelebridade em fim de carreira, crendo piamente que ainda é relevante e que o retorno à fama está sempre próximo. É essa medida de ingenuidade, denotando uma conduta infantilizada por parte dela, que nos faz nos conectar com a personagem ao invés de a vermos como uma oportunista desagradável. Seus esquemas para aparecer na mídia, embora absurdos, não estão exatamente distantes de coisas feitas por subcelebridades no mundo real, ajudando a tornar tudo mais crível por mais idiota que pareça.

Além de Emanuelle, há de se destacar também o trabalho de Douglas Silva como Dodói, o ex-marido de Samantha, que constantemente é arrastado nos esquemas malucos da ex-mulhere tenta manter algum nível de normalidade em meio à toda a loucura de busca pela fama. Já Daniel Furlan (o Renan do Choque de Cultura) diverte como o empresário cara-de-pau e de ética duvidosa da protagonista.

Assim, a primeira temporada de Samantha! se revela uma divertida sátira dos bastidores da televisão brasileira e do universo das celebridades.


Nota: 8/10


Trailer

Nenhum comentário: