domingo, 25 de março de 2018

2ª Mostra Lugar de Mulher é No Cinema começa amanhã em Salvador


2ª Mostra Lugar de Mulher é No Cinema de 26 de março a 01 de abril


Entre os dias 26 de março e 01 de abril acontece em Salvador a 2ª Mostra Lugar De Mulher é No Cinema. Com o objetivo de fomentar a visibilidade feminina e discutir temas relevantes como a violência de gênero, a misoginia, a sexualidade e o racismo, o evento exibe gratuitamente 77 curtas nacionais dirigidos, roteirizados e/ou protagonizados por mulheres. A mostra exibe também, na noite do dia 27 de março, o longa "A Moça do Calendário", de Helena Ignez, cineasta baiana homenageada nesta edição. O evento é idealizado, dirigido e produzido pelas cineastas Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha e acontece no Goethe-Institut Salvador, no Corredor da Vitória, e na Sala Walter da Silveira, nos Barris.


Na Sala Walter acontecerá a abertura oficial da 2ª Mostra com a presença de Helena Ignez e a exibição do longa de ficção, além da "Oficina de Crítica Cinematográfica", ministrada por Amanda Aouad Almeida, e da "Oficina de Introdução à Fotografia e Som para Cinema", ministrada por Liz Riscado e Moara Rocha. No Goethe-Institut Salvador, abarcando a diversidade das temáticas, abordagens e gêneros, acontecerão as exibições dos curtas da 2ª 2ª Mostram Lugar De Mulher é No Cinema em quatro sessões diferenciadas:

A primeira delas, da Mostra Selecionada – que se tornou competitiva nesta edição – cuja curadoria está a cargo das cineastas Ceci Alves, Clarissa Rebouças, Maria Carolina e Marise Urbano, sob a coordenação de curadoria de Amanda Aouad Almeida, roteirista e crítica de cinema. Com uma responsabilidade enorme nas mãos, Aouad explica que o maior desafio é passar o espírito do festival para as curadoras e conseguir afinar as escolhas de todas. Além disso, a profissional aponta que busca um equilíbrio entre qualidade artística e discurso, o que traz um caráter único para a 2ª Mostra Lugar De Mulher é No Cinema: "Ano passado, vimos curtas excelentes que não apareceram em nenhum outro festival que fui, por exemplo". 

A Cerimônia de Premiação acontecerá no domingo, dia 01 de abril, às 20 horas, e nele as júri formado por Carol Tanajura, Daiane Rosário,  Glenda Nicácio (diretora do longa-metragem Café Com Canela) e Luciana Souza premiará o Melhor Filme, o Melhor Roteiro, a Melhor Direção e a Melhor Atriz.

A segunda sessão é o da Mostra Convidada em que os curtas são curados pelas idealizadoras da Mostra. A terceira, intitulada Mostra Matinê, é direcionada às crianças e aos adolescentes. E a quarta e última sessão é a Mostra Encontro - somos todas uma que soma ao evento curtas exibidos em festivais parceiros: Mostra Cine Dendê, Cine Kurumin - Festival de Cinema Indígena, For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual & Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres.

Através dos filmes, oficinas e bate-papos com o público após as sessões, a 2ª MOSTRA LUGAR DE MULHER É NO CINEMA visa promover a visibilidade das mulheres do audiovisual e das suas narrativas, e reitera a força da sororidade ao agenciar a união de todas elas nas telas do cinema contra qualquer forma de opressão e por cada vez mais espaços de desconstrução cultural e social.    

A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento: http://www.mostramulhernocinema.com.br/

Nenhum comentário: