quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Crítica - The Cloverfield Paradox

Análise The Cloverfield Paradox



Review The Cloverfield Paradox
O anúncio de que a Netflix lançaria este The Cloverfield Paradox logo depois da partida do Super Bowl (a final do campeonato de futebol americano) pegou todo mundo de surpresa. O filme só estava agendado para sair em alguns meses e seu lançamento súbito parecia uma estratégia ousada. Depois de assistir o longa metragem, no entanto, fica a sensação de que a manobra da Netflix foi apenas para chamar a atenção para um filme que de outro modo seria ignorado, já que o resultado está muito abaixo dos dois anteriores.

A trama visa explicar o aparecimento do mostro do primeiro filme e acompanha uma equipe de cientistas que trabalha em uma estação espacial para desenvolver um novo tipo de acelador de partículas capaz de gerar energia limpa e ilimitada. Quando o acelerador é ligado, a estação e os cientistas são levados a um universo paralelo e as coisas começam a ficar sinistras.

É uma premissa com potencial, mas o que se segue é uma repetição requentada de eventos que já vimos em filmes similares como O Enigma do Horizonte (1997), Sunshine: Alerta Solar (2007), O Enigma de Outro Mundo (1982) ou o recente Vida (2017). Não há qualquer esforço de ir além dos clichês explorados à exaustão e situações manjadas de pane na estação espacial ou o terror do desconhecido.


Outro problema são os personagens vazios, sem personalidade, que não são nada além de pedaços de carne a serem exterminados e não nos dão nenhum motivo para torcermos pela sobrevivência deles. Considerando que o elenco é formado por atores competentes como David Oyelowo, Gugu Mbatha-raw, Daniel Bruhl ou Zhang Ziyi era de se esperar que eles conseguissem dar o mínimo de credibilidade ao seus personagens, mas o texto lhes dá tão pouco com o que trabalhar que é impossível despertar o mínimo de empatia por personagens tão clichê.

As cenas que mostram o que está acontecendo na Terra tem pouco a acrescentar exceto por algumas poucas informações que conectam este filme ao resto da mitologia deste universo, mas é tudo tão vago que não dificilmente valem a pena pelo tempo longo que ocupam e pelos personagens desinteressantes que apresentam. Além disso, os segmentos na terra quebram o clima de claustrofobia (algo que Rua Cloverfield 10 trabalhou muito bem) do que acontece na estação especial, contribuindo para a diluição da tensão.

O único acerto são alguns bons momentos de horror corporal (ou body horror) que geram imagens verdadeiramente angustiantes como todo o segmento em que Jensen (Elizabeth Debicki) é retirada da parede ou a morte de Volkov (Aksel Hennie). Isso, porém, é muito pouco para evitar que The Cloverfield Paradox fique à deriva em um universo de marasmo, clichês e falta de personalidade.

Nota: 3/10


Trailer

Nenhum comentário: