quarta-feira, 18 de junho de 2014

Crítica - Como Treinar Seu Dragão 2

Análise Como Treinar Seu Dragão 2


Review - Como Treinar Seu Dragão 2O primeiro filme é tão bom que meu principal temor para esta sequência é de que fosse apenas um caça-niqueis acomodado que repetiria preguiçosamente tudo que vimos antes apenas para fazer uns dólares a mais. Felizmente, Como Treinar Seu Dragão 2 não é nada disso, expandindo com competência o universo proposto no original, além de aprofundar os personagens e as relações entre eles.

A trama se passa cinco anos depois do original e coloca Soluço (Jay Baruchel) prestes a ser nomeado por seu pai, Stoico (Gerard Butler), como o novo líder de Berk. O problema é que Soluço está mais interessado em desbravar o mundo ao lado de seu dragão do que efetivamente se tornar líder dos vikings. A situação muda quando ele encontra com o caçador de dragões Eret (Kit Harington) e descobre que o líder militar Drago (Djimon Honsou) está escravizando dragões para formar um exército pessoal.

O filme mantem o visual colorido e cheio de vida da obra anterior, mas expande esse universo, introduzindo novos locais e criaturas que trazem a mesma sensação de frescor criativo que víamos no primeiro filme. Além disso, é competente em denotar visualmente a passagem do tempo, nos mostrando os personagens mais crescidos, mas ainda familiares apesar das mudanças experimentas, como a “penugem” da barba que aparece em alguns deles.

Os voos nos dragões continuam cheios de energia e velocidade e transmitem muito bem a sensação de liberdade que os personagens experimentam ao cruzar os céus montados nas feras aladas. Temos cenas de ação ainda mais grandiosas neste filme e apesar de lidar com cenários amplos e muitos eventos simultâneos, a câmera nunca se perde em meio a tudo o que ocorre transitando com fluidez e organicidade, transmitindo com clareza tudo o que ocorre.

O principal trunfo, no entanto, é o cuidado que a trama tem com seus personagens e a construção da jornada de Soluço. Se no primeiro filme o protagonista estava em busca do lugar que ocuparia junto a seu povo, agora ele precisa compreender e abraçar as responsabilidades que surgem agora que é praticamente um adulto. Personagens coadjuvantes também tem seu espaço e cada um tem seu momento para brilhar, seja em uma sequência de ação ou em momentos mais dramáticos, como a cena em que Stóico reencontra uma figura do seu passado e de maneira tocante nos revela um lado sensível que até então não tínhamos visto. Há muitos momentos de emoção genuína neste Como Treinar Seu Dragão 2 e os mais sensíveis provavelmente irão às lágrimas mais de uma vez.

Além disso, é louvável que um filme voltado predominantemente ao público infantil não se furte em mostras as consequências e perdas que os personagens experimentam. A trama não facilita o trabalho dos heróis e a vitória vem a custos pessoais significativos para Soluço. Isso serve para dar mais força dramática e verossimilhança ao amadurecimento do personagem, afinal de contas, derrotas, decepções e a perda de pessoas próximas fazem parte da vida de qualquer um e momentos ruins nos ensinam a crescer tanto (ou mais) do que vitórias e momentos positivos.

Assim sendo, é bastante prazeroso e gratificante ver como aquele garoto tímido e vacilante do primeiro filme vai aos poucos se transformando em um adulto corajoso e responsável e percebemos o quanto ele mudou e cresceu desde o primeiro filme. Contrapondo os momentos de grande peso dramático temos também bons momentos de humor, em especial o personagem Bocão (Craig Ferguson) e os jovens companheiros de Soluço. O único ponto negativo fica por conta do vilão e seu plano genérico de dominar o mundo, tudo bem que ele até tem suas razões para odiar dragões, mas ainda assim soa como um tipo raso em um filme que apresenta um cuidado tão grande em seus elementos.

Como Treinar Seu Dragão 2 é uma das raras sequências que melhora e supera o original, ampliando o universo apresentado, sem se esquecer de aprofundar seus personagens, equilibrando com grande habilidade drama, humor e ação.


9/10

Nenhum comentário: