sábado, 20 de setembro de 2008

Os Boêmios Analisam - Homem de Ferro


Como não tive a oportunidade de falar sobre o filme na época de seu lançamento(o RB ainda não existia) aproveito o lançamento do filme em DVD para fazer minha resenha sobre ele.

Para os que não sabem, o filme conta a história de Tony Stark(Robert Downey Jr) industrial bilionário e brilhante engenheiro de armas que é capturado por terroristas e constrói uma armadura para escapar do cativeiro, passando posteriormente a usá-la para reaver suas armas que estão sendo usadas por terroristas.

O diretor Jon Favreau não perde tempo e já começa o filme com a captura de Stark numa cena que caótica e tensa, apesar das restrições com a violência devido à censura baixa. Ele então corta para alguns flashbacks que explicam um pouco sobre o personagem. São cenas curtas, mas que definem sem rodeios que é Tony Stark: um inventor brilhante e também um playboy inconseqüente dotado de um senso de humor sarcástico e ácido. O trabalho de Robert Downey Jr, aliás, é o ponto alto filme, o ator transpira carisma por todos os poros e não consegue fazer ninguém deixar de adorar seu Tony Stark.

O resto do elenco também tem grandes méritos no sucesso do filme. A afinidade entre todos dá uma dinâmica bem verdadeira ao filme. Shaun Toub interpreta Yinsen, médico árabe que divide o cativeiro com Stark e é de importância fundamental na mudança de atitude do personagem. James Rhodes, melhor amigo de Stark e seu contato no exército americano, é também muito bem defendido pelo ator Terrence Howard que demonstra uma admiração e preocupação fraterna por Stark. Até Gwyneth Paltrow, famosa por suas atuações competentes porém gélidas, exibe grande espontaneidade como a espevitada Virginia "Pepper" Potts, secretária e braço direito de Stark, os diálogos entre os dois sãos sempre carregados de ironia e sarcasmo, mas deixam nas entrelinhas o sentimento que sentem um pelo outro.

O elo fraco é o vilão Obadiah Stane(Jeff Bridges), que é o tradicional empresário inescrupuloso e maquiavélico que faz de tudo para adquirir poder e dinheiro, inclusive passar a perna em seu sócio, Tony Stark. A culpa é mais do roteiro do que exatamente de Bridges, que consegue escapar da armadilha de tornar caricato um personagem tão básico.

E como não poderia faltar, o filme ainda traz cenas de ação surpreendentes(se levarmos em conta que Favreau nunca fez nada parecido) e bastante empolgantes, desde a fuga de Stark do cativeiro até uma perseguição aerea ao Homem de Ferro com dois caças(aliás uma das melhores batalhas aéreas dos úlimos anos, juntamente com X-Men 2). O filme ainda traz algumas referências ao universo Marvel para o delírio dos nerds, desde o escudo do Capitão América ao nascimento da SHIELD e a aparição de Nick Fury(Samuel L Jackson). O primeiro passo para um filme dos Vingadores é entregue de modo mais do que satisfatório pela estilosa direção de Jon Favraeu e a atuação de Robert Downey Jr. Ao final do filme ele diz: "Eu sou o Homem de Ferro". Depois de tudo que vimos, não resta dúvidas disso.

Nota 9

Nenhum comentário: