quinta-feira, 21 de março de 2024

Crítica – A Flor do Buriti

 

Análise Crítica – A Flor do Buriti

Review – A Flor do Buriti
Depois de Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2018) os diretores João Salaviza e Renée Nader Messora voltam a falar sobre a população indígena Krahô no interior do Tocantins. Em A Flor do Buriti os realizadores focam em narrar a história de luta pela terra dessa população e como eles resistiram a múltiplos massacres.

A narrativa vai da década de 1940 aos dias atuais, mas sem seguir uma cronologia, acompanhando a população da Aldeia Pedra Branca no presente e se deslocando no tempo conforme eles contam as histórias do passado ou seus espíritos entram em contato com ancestrais no passado, misturando cenas encenadas e personagens reais para narrar como a opressão aos indígenas sempre foi uma constante em suas vidas.

Se filmes como Martírio (2016) mostram anos de descaso ou políticas questionáveis da parte do Estado brasileiro, aqui essas décadas de descaso e perseguição são apresentadas do ponto de vista dos próprios indígenas, narrado, inclusive em sua própria língua. O fato dos Krahô falarem seu em sua língua é uma escolha estética e política, permite que eles se coloquem em seus próprios termos, com seu vernáculo e com toda a construção subjetiva e visão de mundo imbricada na própria língua.

A decisão de se mover entre passado e presente ajuda a percebermos como lamentavelmente muito pouco mudou na situação da população indígena nos últimos oitenta anos, com eles ainda tendo que lidar com as ameaças e saques dos brancos (há uma cena em que eles pegam um sujeito tentado sair do território com uma arara escondida na mochila), com políticas ineficientes ou com o descaso e até cumplicidade das autoridades. O passado se faz presente o tempo todo para os Krahô e eles fazem questão de manter essa memória viva para poderem lutar por mudanças.

O filme, porém, não restringe a vida dessas pessoas ao contexto de opressão que se impõe a eles. Acompanhamos também o cotidiano da aldeia principalmente sob o ponto de vista das mulheres e como elas trabalham a terra, cuidam dos filhos ou ajudam a proteger a região. As cenas do cotidiano nos ajudam a sentir o forte senso de comunidade que há naquele local, em que todas as decisões são tomadas visando a coletividade. É um espaço em que todos ajudam a cuidar de todos e que ninguém tira da terra além do necessário, mostrando a conexão que a população tem com o espaço e como ele é parte fundamental de sua identidade.

Essa conexão com a terra de origem é evidenciada quando uma personagem viaja a Brasília para um ato político e diz que não conseguiu sonhar desde que chegou na cidade, como se a distância de sua terra também a distanciasse ou turvasse sua conexão com esse espaço metafisico e espiritual. O final contrapõe cenas de manifestações em Brasília com cenas do parto de uma mulher indígena na aldeia. A junção dessas imagens funciona como um lembrete de que é pelos filhos e pelo futuro que esses povos lutam e que essa luta continuará por todas as gerações que chegarem.

A Flor do Buriti, portanto, informa o presente e resgata o passado dos Krahô para mostrar os padrões de opressão e a força da resistência desse povo.


Esse texto faz parte de nossa cobertura do XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema.


Trailer

Nenhum comentário: