quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Reflexões Boêmias - Piores filmes de 2022

 

Worst Movies of 2022

Com o início de um novo ano, é chegado o momento de fazer um balanço do ano que passou. Depois de dois anos de pandemia, as coisas começaram a voltar ao normal em 2022, inclusive os cinemas, embora muitas práticas da pandemia, como uma janela cada vez menor entre lançamento nos cinemas e em plataformas digitais, tenham permanecido. Como em qualquer ano tivemos ótimos filmes e produções pavorosas. Como prefiro começar com as más notícias primeiro, começarei fazendo o balanço dos piores filmes. A lista leva em consideração os filmes lançados oficialmente no Brasil ao longo de 2022.

 

10) Persuasão

 Piores filmes de 2022 - Persuasão

O mais melancólico e depressivo romance de Jane Austen é transformado em uma comédia moderninha que tenta ser uma mistura de Fleabag e Bridget Jones, sendo que nenhuma dessas abordagens contribui de qualquer maneira para contar a história de uma mulher devastada por um amor não concretizado.

 

9) Mãe x Androides

 Piores filmes de 2022 – Mãe x Androides

Ficção científica distópica que funciona como uma colcha de retalhos que reúne vários clichês desse tipo de trama sem nada a dizer, além de ser repleto de situações inanes e desenvolvimentos estúpidos.

 

8) De Férias da Família

 Crítica - De Férias da Família

Comédia vazia, incapaz de definir o que quer de seus personagens, com piadas que se resumem à reprodução de preconceitos anacrônicos ou escatologia preguiçosa.

  

7) O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface

 Piores filmes de 2022 – O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface

Mais um desses reboots caça-níqueis tentando explorar a nostalgia por uma propriedade conhecida. O filme nunca justifica sua própria existência ou tentativas de se conectar com o original, não tendo nada a dizer e nem mesmo mortes criativas ou impressionantes para chamar atenção.


6) A Bolha

 Piores filmes de 2022 – A Bolha

Dirigida por Judd Apatow, essa comédia é uma tentativa rasa de satirizar o cotidiano da pandemia e a estupidez com a qual Hollywood tentou lidar com isso. Com piadas sobre o cotidiano pandêmico que já tinham sido feitas à exaustão e nenhum insight particularmente inteligente ou engraçado sobre a futilidade da indústria do entretenimento, A Bolha é só um filme arrastado e desnecessariamente longo que desperdiça um elenco estelar.

 

5) A Filha do Rei

 Piores filmes de 2022 – A Filha do Rei

Filmado em 2014, esse misto de fantasia, romance e drama histórico só foi lançado em 2022 nos cinemas. Atirando em várias direções sem acertar nenhuma, talvez fosse melhor se tivesse continuado na gaveta.

 

4) Eike: Tudo ou Nada

 Piores filmes de 2022 – Eike: Tudo ou Nada

Biografia do empresário brasileiro Eike Batista que falha em nos dar qualquer entendimento sobre quem ele é o que o impele. É meramente um compilado de fatos sem qualquer análise, se estruturando em cima de diálogos expositivos que tem muito pouco a dizer sobre a vida de excessos de seu biografado.

 

 

3) John McAfee: Gênio, Polêmico e Fugitivo

 Piores filmes de 2022 – John McAfee: Gênio, Polêmico e Fugitivo

Todo baseado em imagens captadas durante o período que o bilionário da tecnologia John McAfee passou foragido, esse documentário adere acriticamente ao discurso do sujeito filmado, reproduzindo suas paranoias e teorias conspiratórias sem qualquer esforço de apuração factual e irresponsavelmente produz suas próprias especulações conspiratórias. Um desserviço que pouco contribui para informar o espectador.

 

2) Morbius

 Piores filmes de 2022 – Morbius

A Sony continua a insistir em criar um universo ao redor de personagens insulares dos quadrinhos do Homem-Aranha. Se Venom era um personagem conhecido e amado por fãs, Morbius é um vilão sem graça de quinto escalão que é praticamente um plágio do Lagarto. O material em si já não tinha muito potencial, somando isso a múltiplos atrasos, refilmagens, interferência do estúdio no corte final e um astro que criou antipatia do público por conta de atitudes polêmicas durante as gravações, não sobra muito de positivo em Morbius

 

1) Moonfall: Ameaça Lunar

 Piores filmes de 2022 – Moonfall: Ameaça Lunar

Confesso que fiquei em dúvida entre esse e Morbius pela primeira posição, mas acabei optando por esse. O desempate foi que Morbius era um produto caça-níqueis de estúdio, mutilado por executivos enquanto que em Moonfall o diretor Roland Emmerich levantou de maneira independente os cerca de 130 milhões de seu orçamento e tinha liberdade para fazer o que bem entendesse. Era a chance de Emmerich lembrar a todos da capacidade de seu cinema catástrofe encantar o público. O resultado, no entanto, parece feito por um amador tentando emular o estilo de Emmerich e não pelo próprio. Uma sucessão de equívocos, personagens ruins e desenvolvimentos estúpidos (mesmo para os padrões do cinema de Emmerich) que demonstram que o diretor não entende o que foi atraiu as pessoas aos seus filmes lá na década de 90. É como se você comprasse uma roupa de grife, mas ela tivesse todos os defeitos de um produto falsificado.

Nenhum comentário: