quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Drops – Em Perigo

 

Análise Crítica – Em Perigo

Review – Em Perigo
Nos últimos anos vimos a ascensão da divulgação de conteúdos falsos e desinformação online, bem como a chegada ao poder de figuras que se elegeram com base nessas práticas e passaram a hostilizar a imprensa. O documentário Em Perigo, produção da HBO Max, visa discutir o trabalho da imprensa nesse contexto.

O filme acompanha quatro jornalistas, dois deles nos Estados Unidos, uma no México e uma no Brasil. Em comum está o fato de que todos lidam com a truculência do Estado, o tratamento hostil de políticos e daqueles que os seguem. No Brasil, por exemplo seguimos Patrícia Campos Mello, jornalista da Folha responsável por expor o esquema de disparo de mensagens falsas via aplicativo de mensagem da campanha de Jair Bolsonaro. Depois da matéria Patrícia é alvo de ofensas do presidente, que inclusive insinua que a repórter teria trocado favores sexuais pela informação.

É uma paisagem desalentadora do trabalho do jornalismo atual. Acompanhamos os personagens em reportagens de campo e o desafio que eles enfrentam. Em uma manifestação contra o lockdown nos EUA, um jornalista britânico não consegue conversar com os manifestantes, que pedem que o repórter tire a máscara (as imagens foram feitas em 2020, quando não havia vacina para COVID) e o acusam de divulgar informações falsas da pandemia. Em outra vemos um jornalista cobrir manifestações do Black Lives Matter e ao ver a polícia se aproximando ele deita no chão e levanta o crachá, se identificando como jornalista. Nenhuma dessas ações, feitas para mostrar às autoridades que ele não representava perigo, impede que o policial dispare spray de pimenta diretamente no rosto do repórter enquanto ele estava deitado no chão.

São imagens poderosas que mostram as consequências de líderes de Estado que insuflam seus seguidores contra a imprensa e o que sofrem os repórteres que estão tentando desvelar aquilo que os poderosos tentam esconder. Porém, o documentário se limita a observar essas ocorrências, mostrando a similaridade da situação dos diferentes países retratos, mas há pouco esforço analítico de tentar compreender como as coisas chegaram nesse ponto, como figuras como Trump ou Bolsonaro chegaram ao poder e como funcionam suas estruturas de desinformação. Com isso, apesar de denúncias relevantes Em Perigo se revela mais expositivo do que analítico, reproduzindo os ataques à imprensa que já vemos cotidianamente de algumas figuras públicas sem ir além da compilação de manchetes.

 

Nota: 6/10


Trailer

Nenhum comentário: