terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Crítica – No Ritmo do Coração

 

Análise Crítica – No Ritmo do Coração

Review – No Ritmo do Coração
Em seu cerne, No Ritmo do Coração é a típica história de um jovem que busca o sonho de ser artista, mas enfrenta resistência da família por ir contra os planos daquilo que esperavam. É algo bem prototípico, presente desde O Cantor de Jazz (1927), um dos primeiros filmes falados. No Ritmo do Coração, no entanto, se diferencia ao falar sobre a experiência de PCDs, especificamente uma família de surdos.

Na trama, Ruby (Emilia Jones) está terminando o colegial e é incentivada por um professor a tentar faculdade de canto. Ela é a única pessoa capaz de ouvir em sua casa, com o pai, Frank (Troy Kutsur), a mãe, Jackie (Marlee Matlin), e o irmão Leo (Daniel Durant), sendo surdos. A família de Ruby trabalha com pesca e eles se acostumaram a ter Ruby como voz e intérprete no seu cotidiano de trabalho. Assim, quando ela começa a se afastar da família para se preparar para tentar uma bolsa de estudos para a faculdade, isso cria conflitos em casa.

Seria aquela estrutura já conhecida da jovem em busca de um sonho que já ouvimos tantas vezes, mas aqui essa trama familiar é usada para falar sobre as experiências das pessoas surdas em nossa sociedade e como é viver em uma família assim. Há uma naturalidade enorme na convivência entre o elenco que interpreta o núcleo familiar principal, nos fazendo acreditar que são de fato pessoas que viveram sempre juntas. O trabalho de Troy Kutsur se destaca, fazendo de Frank um sujeito endurecido pelas dificuldades da vida, mas ainda assim um sujeito bem humorado que ama a esposa e os filhos. Eugenio Derbez também traz leveza e humor como o professor de música de Ruby.

Apesar de Ruby ajudar bastante os pais em sua comunicação com as demais pessoas, o texto nunca os retrata como coitados ou inferiores. São pessoas que sabem muito bem cuidar de si mesmas, embora o fato de não ouvirem posar eventuais problemas como fica evidente na cena em que o barco deles é abordado pela Guarda Costeira por eles não terem respondido o rádio. Nesse sentido, vemos como eles se acostumaram a usar Ruby como muleta, exigindo constantes sacrifícios da filha, sem levar em consideração as aspirações da garota.

O som é usado em muitos momentos para nos colocar no “ponto de escuta” dos personagens de modo a nos fazer entender as diferenças entre o modo como Ruby experimenta o mundo e a maneira de sua família. Um exemplo é a apresentação de Ruby na escola perto do fim do filme. Quando o filme nos coloca no ponto de escuta dos pais dela, vemos a garota cantar sem ouvir sua voz e a câmera então passeia pela plateia, como que emulando o olhar dos parentes dela, buscando observar as reações dos outros para entender se Ruby está se saindo bem. É justamente quando eles finalmente veem como o canto de Ruby emociona as pessoas que a família entende o quão importante isso era para a garota. O desfecho impacta pela emoção genuína construída ao longo da trama, dos afetos e atritos partilhados entre Ruby e os parentes, fazendo a eventual catarse entre eles ter o devido peso e sentimento.

No Ritmo Coração é um feel good movie cuja trama segue tudo que esse tipo de filme faz, se elevando ao falar sobre inclusão e pela calorosa dinâmica familiar que constrói.

 

 

Nota: 7/10


Trailer

Nenhum comentário: