terça-feira, 16 de novembro de 2021

Crítica – Alerta Vermelho

 

Análise Crítica – Alerta Vermelho

Review – Alerta Vermelho
Hollywood às vezes cai no erro de achar que basta juntar vários astros que estão em alta num mesmo filme para multiplicar seus ganhos. A história mostra que isso nem sempre dá certo, como no esquecível A Mexicana (2001) que reuniu Brad Pitt e Julia Roberts ou no fraco Passageiros (2016) que juntou Chris Pratt e Jennifer Lawrence. Alerta Vermelho é o mais novo lembrete que nem sempre uma quantidade grande de astros de alta visibilidade equaciona em um bom filme.

Na trama, o agente do FBI John Hartley (Dwayne “The Rock” Johnson) se une ao ladrão Nolan Booth (Ryan Reynolds) para tentar capturar a Bispo (Gal Gadot), a mais elusiva ladra do mundo. A dupla corre contra o tempo para recuperar três valiosos ovos adornados de joias que pertenceram à Cleópatra e que Bispo deseja roubar. É uma trama simples, feita para justificar viagens ao redor do mundo, perseguições e diálogos ferinos entre os personagens, mas nem tudo sai como deveria.

Do trio principal The Rock se sai um pouco melhor ao basicamente repetir durante boa parte da trama o mesmo tipo de personagem que fez na franquia Velozes & Furiosos, um agente durão que não vê problema em dobrar a lei para conseguir seu objetivo. Ryan Reynolds encontra problemas com um texto que não aproveita bem sua verborragia habitual e lhe deixa preso a piadas sem graça na maioria do tempo. Já Gal Gadot aparece menos que os outros dois e nunca consegue dizer a que veio.

A ação tem alguns momentos em que diverte pelo exagero, como a sequência em que Hartley e Booth fogem de uma severa prisão russa, mas em outros o filme peca pela má qualidade dos efeitos especiais que deixam evidente que Johnson, Reynolds e Gadot estão sozinhos diante de uma tela verde. Isso é bastante perceptível na cena da tourada e também na perseguição subterrânea perto do final, cuja má computação gráfica me trouxe péssimas memórias de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008).

A trama também se alonga demais para um filme com uma narrativa tão básica, se perdendo em múltiplas reviravoltas e traições que tornam tudo mais cansativo do que deveria. Principalmente no clímax, que encadeia várias reviravoltas muito rápido (algumas previsíveis, como o fato do trio inevitavelmente se unir) dando a impressão de que parece que não vai acabar nunca. Considerando o quanto à trama e os personagens não tem substância, é o tipo de filme de ação sem pretensões que se beneficiaria de uma duração mais concisa, com noventa ou cem minutos.

Do jeito que está, Alerta Vermelho não tem nada que realmente aproveite o potencial do trio de astros que tem mãos, com os poucos momentos de diversão perdidos em uma aventura sem personalidade e desnecessariamente inchada.

 

Nota: 5/10


Trailer

Nenhum comentário: