quinta-feira, 29 de julho de 2021

Drops – Streets of Rage 4: Mr.X Nightmare

 

Crítica – Streets of Rage 4: Mr.X Nightmare

Resenha – Streets of Rage 4: Mr.X Nightmare
Quando escrevi sobre Streets of Rage 4, comentei como ele trazia de volta com competência o clássico beat’em up da Sega (Streets of Rage 2 segue sendo o melhor exemplar do gênero para mim) ainda que fizesse pouco para levar o gênero adiante ou agregar novos elementos. Isso muda com a nova expansão Mr. X Nightmare que traz novos modos e mecânicas que transformam nossa maneira de jogar, além de alguns novos personagens.

Para muitos, o principal atrativo são os novos personagens. Estel, Max e Shiva tinham sido chefes na campanha principal e aqui se tornam personagens jogáveis. Cada um tem um estilo próprio que os diferencia dos demais personagens e, no caso de Max e Shiva, de suas versões de jogos anteriores, dando aos jogadores mais maneiras de bater em bandidos. Max é mais lento, mas muito forte e com arremessos poderosos, Shiva se desloca com velocidade e tem combos rápidos, mas não usa armas, enquanto Estel é a mais equilibrada entre os três. Há um quarto personagem oculto, mas não quero estragar a experiência de ninguém dizendo qual é.

A outra grande adição é o modo Sobrevivência. Aqui o jogador precisa sobreviver a inúmeras salas cheias de inimigos com apenas uma vida. Cada sala é criada aleatoriamente, com itens, armas e armadilhas e ao eliminar todos os inimigos de uma sala o jogador recebe algumas opções de buffs (como dano elemental ou aumento de defesa) para as rodadas seguintes. Tudo isso dá uma cara de roguelike, abrindo espaço para muita experimentação com diferentes builds para cada personagem. Aqui também são encontradas novas armas e novos inimigos, o que dá um frescor aos combates mesmo usando os personagens do jogo base que o usuário já deve dominar a essa altura.

Para quem quer algo um pouco mais estruturado para o qual possa se planejar e memorizar padrões, o jogo oferece um desafio semanal que mantem sempre as mesmas salas e inimigos ao longo de uma semana. A pontuação no novo modo serve para desbloquear novos golpes para cada lutador que funcionam como versões alternativas das habilidades especiais de cada um. Isso abre espaço para a experimentação com diferentes combinações permitindo que o jogador encontre aquela que é mais eficiente dentro do seu estilo de jogo e dando mais profundidade ao gameplay de cada personagem.

Com isso, Mr.X Nightmare é uma ótima adição a Streets of Rage 4 que leva o jogo a novas direções e aprofunda vários aspectos da jogabilidade.

 

Nota: 8/10


Trailer

Nenhum comentário: