quarta-feira, 14 de julho de 2021

Drops – An American Pickle

 Análise Crítica – An American Pickle


Review – An American Pickle
Partindo de uma premissa bem abestalhada, este An American Pickle tenta misturar drama e comédia para produzir uma reflexão sobre a vida nos Estados Unidos ao longo do último século. A trama é centrada em Herschel (Seth Rogen) um imigrante judeu da Europa Oriental que vai para os EUA no início do século XX para tentar uma vida melhor. Trabalhando em uma fábrica de picles, Herschel cai em um tonel de conserva e acaba esquecido lá quando a fábrica vai à falência no dia seguinte. Ele só é encontrado 100 anos depois, conservado pela salmoura do picles e conhece o bisneto Ben (também Seth Rogen). A partir daí Herschel tenta a se adaptar ao novo século.

O que mais me chama a atenção é como a narrativa constantemente desafia nossa expectativa e leva a trama por caminhos inesperados, raramente recorrendo aos lugares comuns dessas histórias sobre um sujeito deslocado no tempo. Essa disposição em assumir riscos é muito interessante, mesmo que nem todos esses riscos e caminhos que a trama deseja percorrer são bem desenvolvidos.

Isso porque há muitos elementos colocados nos 90 minutos de projeção. Como a gentrificação do Brooklin, um bairro de imigrantes que hoje se tornou um bairro de hipsters, questões de identidade judia, conflitos geracionais e como a juventude de hoje parece não saber lidar com as dificuldades, o conservadorismo dos Estados Unidos e a visibilidade que isso tem na mídia. É muita coisa em pouco tempo e nem sempre isso é desenvolvido a contento.

Um exemplo é a questão do conflito geracional, já que a ideia da geração de hoje ser mais “mole” do que nossos antepassados ignora o fato de que somos uma geração com menos estabilidade no emprego, com relações de trabalho mais precárias, renda proporcionalmente menor e uma série de outros problemas. A questão do judaísmo também ignora como a Segunda Guerra mudou a maneira como o mundo se relaciona com a comunidade judia.

Ainda assim, há muitos momentos divertidos fruto da desconexão de Herschel com os dias de hoje (a maneira que ele faz picles é apreciada por hipsters como “rústica”) e o laço de afeto que aos poucos se constrói entre ele e Ben no final.

An American Pickle nem sempre dá conta das próprias ambições, mas aprecio a disposição da obra em correr riscos e levar sua trama por caminhos inesperados.

 

Nota: 6/10


Trailer

Nenhum comentário: