sexta-feira, 14 de maio de 2021

Drops – O Informante

 Análise Crítica – O Informante


Review  – O Informante
Este O Informante é daqueles filmes que é bem executado, mas não faz nada que já não tenhamos visto em outras produções do gênero. A trama gira em torno de um pequeno criminoso, Koslow (Joel Kinnaman), que é transformado em informante por Wilcox (Rosamund Pike), uma agente do FBI. A missão de Koslow é se aproximar de um chefão da máfia polonesa, mas ação é estragada pela presença de um policial de Nova Iorque infiltrado na gangue que é descoberto acidentalmente por Koslow. Com o policial morto, a única maneira de Koslow manter o disfarce é aceitando ir para a prisão e assumir o tráfico dos poloneses dentro do presídio.

A operação se complica quando Grens (Common), um colega do policial morto, começa a investigar o caso, ameaçando a operação do FBI. Wilcox é colocada em um dilema entre se proteger e se desconectar de Koslow para não ser responsabilizada pela morte do policial ou manter a operação e proteger o infiltrado e a família dele. Ao mesmo tempo, o chefe de Wilcox, Montgomery (Clive Owen) quer que ela entregue Koslow a uma facção criminosa rival para que ele seja morto e apague as provas de que o FBI estava envolvido com a morte de um policial.

Como é possível ver por essa sinopse, o protagonista está cercado de ameaças por todos os lados, o que é uma boa matéria prima para a criação de tensão. O problema é que os personagens são muito unidimensionais e isso torna a trama muito previsível, já que sabemos de antemão que eles vão agir conforme os clichês desse tipo de narrativa. Assim, como desde o início Wilcox é estabelecida como uma policial durona, mas com consciência, sabemos que ela não vai efetivamente queimar Koslow e nunca temos dúvida quanto a isso. Do mesmo modo, Montgomery é o típico federal sem escrúpulos e sabemos de antemão que sua motivação é livrar a própria pele acima de tudo e isso pautará todas as suas ações.

Como os personagens são rasos e previsíveis, o filme não chega a desenvolver intrigas, reviravoltas ou trocas de lealdade que se esperaria em uma trama desse tipo. O elenco competente consegue dar credibilidade aos personagens, mas a natureza formulaica da trama impede que o filme ofereça qualquer coisa digna de nota e o resultado final é um suspense esquecível.

 

Nota: 5/10

Trailer

Nenhum comentário: