sexta-feira, 7 de maio de 2021

Drops – À Espreita do Mal

 

Análise Crítica – À Espreita do Mal

Review – À Espreita do Mal
Este À Espreita do Mal é aquele tipo de suspense que parece mais preocupado em concatenar reviravoltas do que efetivamente contar uma história envolvente. Existem algumas boas ideias em sua trama, mas em geral não são muito bem aproveitadas e se perdem em meio a várias escolhas que pouco fazem para tornar as múltiplas ideias em um todo coeso.

A trama é focada na família de Jackie (Helen Hunt), que está passando por um momento de crise. Jackie está se separando do marido, o policial Greg (Jon Tenney), depois de tê-lo traído. Connor (Judah Lewis), o filho adolescente do casal, não recebe bem a informação e fenômenos estranhos começam a acontecer na casa. Ao mesmo tempo, Greg investiga uma série de sequestros de crianças.

A trama do sequestro inicialmente parece não se conectar com a trama da casa e demora a se encontrar com o resto dos conflitos do filme. O fluxo da trama é prejudicado pela montagem cheia de cortes abruptos que propositalmente omite informações do espectador apenas para depois inserir a revelação do que de fato acontecia na casa. O expediente acaba soando mais desonesto do que capaz de evocar tensão. Ainda assim, a noção de que os eventos estranhos da casa não eram fruto de algo sobrenatural e sim de phrogging é uma boa reversão de expectativas.

Para quem não sabe, phrogging é o termo usado para pessoas que vivem em segredo nas casas de outras, como no filme Parasita (2020). O problema é que aqui não há muito a dizer sobre a questão e as ações dos invasores se resumem a uma série de pegadinhas bobas, sendo que os pontos principais de conflito, como o assassinato do amante de Jackie, não tem nada a ver com os invasores. Além disso, a reviravolta final envolvendo Greg e a real identidade do sequestrador de crianças é algo jogado gratuitamente pela trama, sem a devida construção e desenvolvimento, feito de qualquer maneira apenas para forçar um momento de surpresa.

Apesar de ocasionalmente tocar em algumas boas ideias, À Espreita do Mal perde força ao tentar construir vários conflitos diferentes ao mesmo tempo sem conseguir amarrar esses elementos em um conjunto coeso.

 

Nota: 4/10


Trailer

Nenhum comentário: