quinta-feira, 6 de maio de 2021

Crítica – Minari: Em Busca da Felicidade

 

Análise Crítica – Minari: Em Busca da Felicidade

Review – Minari: Em Busca da Felicidade
Ao tratar da imigração de uma família coreana para o interior dos Estados Unidos na década de oitenta imaginei que Minari: Em Busca da Felicidade fosse apenas repetir o que outros filmes sobre imigração falam. Pensei que fosse ser um filme sobre o preconceito contra imigrantes ou as barreiras que esses imigrantes encontram num país que não necessariamente os quer lá. Não é isso que o filme trata, preferindo focar na sensação de deslocamento, na incerteza de começar uma vida nova em um lugar tão distante de tudo que lhe é familiar e os conflitos geracionais de uma família com pais e avós que ainda se lembram do modo de vida e cultura do país natal e filhos pequenos que se identificam mais facilmente com o novo lar.

A narrativa foca na família de Jacob (Steve Yeun), que se muda para uma propriedade rural no interior do Arkansas na década de oitenta. Junto com ele estão a esposa Monica (Yeri Han) e os filhos Anne (Noel Cho) e David (Alan Kim). Jacob e Monica começam a trabalhar em uma granja, mas em paralelo Jacob tenta começar uma plantação de vegetais coreanos para criar um negócio próprio.

Ao longo do filme vemos Jacob e Monica discordarem constantemente de como agirem. Ela prefere a segurança de um emprego na California enquanto Jacob prefere arriscar e construir algo para a própria família no Arkansas. As brigas nos mostram como ambos estão com dificuldade de se adaptar à nova realidade e os problemas de iniciar uma nova vida do zero em um país desconhecido.

Ao mesmo tempo, David, o caçula da família, rapidamente absorve a cultura, culinária e outros elementos do novo país, tratando com estranhamento a conduta e os costumes da avó, Soonja (Yuh Jung Youn), por ela não se comportar como as avós que ele vê em seriados de televisão. Os dois vão aos poucos se aproximando e formam uma dinâmica adorável e cheia de afeto.

Yuh Jung Youn constrói uma personalidade excêntrica para Soonja, mas demonstra um amor genuíno pelo neto. A atriz também é ótima em exibir o lado mais frágil da personagem depois que ela tem um derrame, mostrando que por mais que queira continuar ativa e útil na casa, ela já não é mais a mesma. As sementes de minari que Soonja planta à beira do rio são uma metáfora para a jornada da própria família ao longo do filme. Uma planta estrangeira que floresce, prospera e cria raízes em um solo estrangeiro, assim como a família protagonista tenta fazer.

A avó não é a única personagem excêntrica do filme, que constantemente nos apresenta a tipos pitorescos na convivência da família principal. Um exemplo é Paul (Will Patton) um veterano da Guerra da Coreia e cristão fervoroso que se torna ajudante de Jacob na fazenda. Sempre cheio de energia e falando sobre Jesus, Paul é uma presença divertida quando está em cena, mas nunca é reduzido a um mero alívio cômico, já que o filme nos permite ver o sujeito traumatizado e solitário que reside por trás daquela conduta excêntrica.

Cheio de sensibilidade e afeto, Minari: Em Busca da Felicidade é um exame repleto de delicadeza sobre os desafios de iniciar uma nova vida em um país desconhecido.

 

Nota: 8/10


Trailer

Nenhum comentário: