quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Crítica – Carmen Sandiego: 4ª Temporada


Depois de duas temporadas que pouco faziam para avançar a  trama principal ou desenvolver os personagens, focada apenas nos “casos da semana”, o quarto ano de Carmen Sandiego finalmente retoma boa parte das narrativas que tinham sido deixadas de lado. Com isso, acaba sendo a temporada mais interessante da série em muito tempo.

Na trama, a VILE tenta se reestruturar depois de sucessivas derrotas contra Carmen, pensando em substituir seus agentes por robôs. Ao mesmo tempo, a ACME se aproxima um pouco mais de saber sobre a VILE e Carmen ao capturar Graham, cuja memória foi apagada pela VILE. Ao mesmo tempo, Carmen e a VILE encontram relíquias que podem apontar para um antigo tesouro guardado pelos fundadores da organização.

Ao contrário de outras temporadas, essa tem um foco e um objetivo mais claros desde o início, se beneficiando de uma trama maior que amarra todos os episódios de uma maneira coesa. Além da trama principal que traz Graham de volta a um papel de relevância e explora a complicada relação dele com Carmen, a temporada se beneficia em explorar personagens e interações que até então não vinham recebendo muita atenção.

Player, por exemplo, ganha uma subtrama própria que permite que saibamos um pouco mais sobre o personagem e a vida pessoal dele, tirando-o desse lugar de ser apenas uma voz na tela explicando as coisas. Do mesmo modo, vemos Zack desenvolver um laço de amizade mais próximo de Shadowsan no episódio em que os dois ficam juntos em casa, explorando uma dinâmica que a série tinha abordado pouco.

O principal mérito, no entanto, é como a temporada consegue amarrar as várias tramas envolvendo Graham, Carmen, a VILE e o passado da diretora da ACME, fazendo convergir todos esses elementos que passaram as últimas temporadas sendo cozinhados em banho-maria sem muito avanço. Não são revelações que reinventam a roda ou que trazem uma complexidade inesperada aos personagens, mas ao menos os tiram da estagnação que foram as temporadas anteriores. A trama do controle mental da VILE, com Carmen trabalhando a serviço deles, também é uma divertida homenagem a serie animada e games antigos, que colocavam a ladra no papel de vilã.

De resto, a série continua entregando sua competente mescla de narrativa de aventura com conteúdo educativo, sempre trazendo informações sobre história ou cultura dos países visitados pelos heróis e vilões, mas evitando que tudo soe como uma explanação tediosa. Como em outras temporadas, também tem boas doses de humor e personagens pitorescos, em especial os muitos agentes a serviço da VILE. O desfecho da temporada deixa em aberto novos rumos para Carmen, que finalmente parece estar a caminho de desvendar o mistério de sua origem.

Com isso, a quarta temporada de Carmen Sandiego é a melhor da série até aqui, finalmente dando prosseguimento a suas tramas principais e dando atenção aos personagens coadjuvantes.

 

Nota: 7/10


Trailer

Nenhum comentário: