terça-feira, 21 de julho de 2020

Drops – Greyhound: Na Mira do Inimigo

Análise Crítica – Greyhound: Na Mira do Inimigo

Review – Greyhound: Na Mira do InimigoDepois de comandar um navio durante um sequestro de piratas somalianos em Capitão Phillips (2013), Tom Hanks volta ao leme como capitão neste Greyhound: Na Mira do Inimigo. A trama, baseada em fatos reais, se passa durante a Segunda Guerra Mundial e foca no navio Greyhound, incumbido de proteger um comboio marítimo de suprimentos rumo à Inglaterra durante um longo trecho em que não possuem cobertura aérea. Hanks interpreta o capitão Krause. Inexperiente em combate, Krause se vê cercado por submarinos nazistas e agora precisa enfrentá-los sozinhos.

A trama é basicamente essa, sem muitos arcos de personagem nem ninguém passando por grandes transformações ou aprendizados. Tal como aconteceu com Dunkirk (2017) a narrativa confia que a tensão da situação vai ser suficiente para envolver o espectador, mas, diferente do filme de Christopher Nolan, não consegue criar situações de tensão ou batalha tão impactantes.

Nas entranhas do navio Tom Hanks consegue construir uma sensação crível da tensão e insegurança de Krause diante de uma situação de combate tão desfavorável. Ele e o resto do elenco conseguem minimamente nos envolver com a situação, embora o filme consista basicamente de pessoas gritando números de coordenadas por noventa minutos.


O ator também traz um calor humano ao personagem ao nos trazer a sensação do peso da responsabilidade que o personagem sente sobre seus ombros. Por outro lado é estranho que o filme mostre para o racismo casual do protagonista, sempre errando o nome dos cozinheiros, os únicos negros a bordo, como se eles fossem todos iguais (e não são nem remotamente parecidos) e isso fosse uma confusão engraçada.

Já as cenas de batalhas navais nunca conseguem construir a tensão ou o perigo que deveriam. Isso decorre principalmente por elas serem construídas por uma computação gráfica que em muitos momentos não é lá muito convincente. Como essas cenas soam artificiais boa parte do tempo, isso quebra a imersão e se torna difícil se importar com os resultados ou sentir qualquer coisa a respeito delas.

Greyhound: Na Mira do Inimigo conta com uma performance dedicada de Tom Hanks, mas ele sozinho não consegue manter o filme navegando diante de cenas de ação cheias de efeitos visuais pouco convincentes que falham em evocar tensão. Não chega a ser um naufrágio completo, embora também não seja um aportamento tranquilo.

Nota: 5/10


Trailer

Nenhum comentário: