terça-feira, 7 de julho de 2020

Drops – 7500



Filmes que acontecem em um único espaço e com poucos personagens precisam encontrar meios de fazer a trama render com o número limitado de sets e personagens que tem em mãos. Esse 7500, produção da Amazon Prime estrelada por Joseph Gordon-Levitt quase consegue, mas tem dificuldades com o final.


Na trama, Levitt é Tobias, co-piloto de um voo saindo de Berlim com destino a Paris. Quando terroristas tentam invadir a cabine do avião e o piloto é gravemente ferido, cabe a Tobias fazer um pouso de emergência em segurança enquanto o resto dos terroristas tenta invadir sua cabine.

O filme trabalha a tensão aos poucos, começando com uma sensação de normalidade, passando por uma impressão de que algo está estranho até finalmente tudo explodir em uma situação de perigo constante. O som é um elemento fundamental para a construção da tensão aqui, já que o barulho das incessantes pancadas dos terroristas tentando invadir porta da cabine serve como um constante lembrete do perigo que todos correm ali.


A última meia hora, no entanto, vai diluindo parte da tensão com soluções muito convenientes que nunca soam completamente merecidas. Como a decisão de um dos terroristas em matar os companheiros. O filme tinha estabelecido que o sujeito não concordava com o que os outros faziam, mas ao mesmo tempo não lhe dá estofo suficiente para justificar a escolha dele. Aliás, a maioria dos terroristas não passa de fundamentalistas genéricos sem muita personalidade.

O desfecho soa igualmente súbito e, de certa forma, anticlimático, já que o filme não faz a devida construção para aqueles eventos. Teria sido melhor se durante os últimos minutos a câmera saísse um pouco da cabine para mostrar os movimentos da equipe de resgate fora do avião, assim, teríamos menos o choque do final súbito e mais a construção do suspense e da incerteza de que algo poderia acontecer a qualquer momento.

Embora comece com uma boa construção de tensão que se vale da claustrofobia do espaço reduzido em que se situa, 7500 tem dificuldade na aterrissagem, se perdendo em resoluções que não impactam como deveriam.

Nota: 5/10


Trailer

Nenhum comentário: