quarta-feira, 8 de abril de 2020

5 Contra 1: Filmes sobre Jornalismo


Melhores filmes sobre jornalismo

Aproveitando que ontem, 7 de abril, foi o dia do jornalismo, aproveitei para listar cinco bons filmes sobre o tema e um muito ruim. Foi uma lista difícil porque tem muitos bons exemplares e escolher apenas cinco significou abrir mão de alguns que eu gosto muito, mas, bem, parte da diversão de fazer listas também reside em experimentar o desapego. Vejam a lista completa e contem quais são os seus filmes favoritos sobre o tema.



5) O Abutre

5 Contra 1: Filmes sobre Jornalismo Nightcrawler


Para ser um bom filme sobre jornalismo não é efetivamente necessário que apenas se mostre o lado bom da profissão. Este O Abutre é uma crítica ao jornalismo estilo “mundo cão”, focado em mostrar mortes e tragédias de maneira mais crua possível. Um jornalismo baseado no choque provocado pelas imagens, mas que não traz nenhuma apuração de fatos, nenhuma análise, nada além do puro choque da exposição da miséria humana.


4) O Informante



Baseado na história real da denúncia feita pelo programa 60 Minutes sobre os bastidores da indústria do tabaco e o que essa indústria escondia do público. O filme não só revela a importância do bom jornalismo investigativo, como também nos lembra de questões éticas envolvendo a relação do repórter com a fonte e necessidade de resguardar essa fonte de retaliação dos poderosos denunciados.


3) Rede de Intrigas

5 Contra 1: Filmes sobre Jornalismo Network


Misturando drama e um senso de humor ácido, o filme mostra o lado mais cínico do jornalismo televisivo, que explora a revolta da população apenas para ganhar audiência e disfarça como autocrítica um conteúdo que só existe para manter as pessoas com raiva e medo para que continuem sintonizando suas televisões.


2) Todos os Homens do Presidente



Narrando a história real dos dois repórteres do Washington Post que noticiaram o escândalo Watergate que revelou a corrupção do presidente Richard Nixon e levou à renúncia dele, é um dos melhores exemplos de como o bom jornalismo investigativo pode promover mudanças reais.


1) Cidadão Kane

5 Contra 1: Filmes sobre Jornalismo Citizen Kane


Um dos maiores filmes de todos os tempos, Cidadão Kane também é um filme sobre como o poder do jornalismo pode corromper. Ao narrar a trajetória do magnata Charles Foster Kane, que teria sido baseado na figura real do magnata da comunicação William Randolph Hearst, mostra como o idealismo de Kane se transforma em sensacionalismo e eventualmente em megalomania conforme o império de jornais e rádios do personagem se expande e ele percebe o poder que suas empresas lhe dão.



-1) Nunca Fui Beijada

5 Contra 1: Filmes sobre Jornalismo Never Been Kissed


Na nossa posição negativa temos um filme que não é exatamente ruim por si só, mas é bem problemático em termos do retrato do jornalismo e, diferente de produções como O Abutre, o filme não parece fazer qualquer crítica à conduta questionável da protagonista interpretada por Drew Barrymore. Primeiro que a escolha dela em se disfarçar de estudante e retornar à sua antiga escola para redigir uma matéria não atende a nenhum critério de noticiabilidade ou interesse público, a personagem faz isso apenas para satisfazer o próprio ego de lidar com os próprios problemas de juventude. Além disso, há a questão dela se apaixonar por um professor e ser correspondida, o que a faz jogar a objetividade pela janela e tratar tudo como uma grande história de amor, sem se dar conta (ela e o resto do filme) de que um professor de ensino médio que se apaixona por uma aluna é um problema sério. No entanto, ao invés de reportar o que seria uma conduta problemática e abusiva dado o desequilíbrio da dinâmica de poder entre professor e aluno e o fato de ser um sujeito lidando com menores de idade, ela usa sua matéria para declarar seu amor ao professor.

Nenhum comentário: