quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Crítica – Mortal Kombat 11: Terminator Pack


Review – Mortal Kombat 11: Terminator Pack


Desde o reboot de Mortal Kombat em 2011 a desenvolvedora Netherrealm Studios começou a colocar “personagens convidados’ em seus jogos. Mortal Kombat contava com a presença de Freddy Kruger e Kratos de God of War, o primeiro Injustice colocava no ninja Scorpion para enfrentar os heróis e vilões da DC.

Logo depois Mortal Kombat X aumentou ainda mais a presença de convidados com Jason Vorhees, Leatherface, o Predador e o Xenomorfo de Alien. Por sua vez Injustice 2 introduziu, além de personagens do universo Mortal Kombat como Sub-Zero e Raiden, heróis de outras editoras com Hellboy e as Tartarugas Ninja. Pois a tendência continua em Mortal Kombat 11 com a chegada do Exterminador do Futuro, além dos já anunciados Coringa e Spawn.


Visualmente o Exterminador retém a aparência do ator Arnold Schwarzenegger e é bem fiel nas expressões do ator como o personagem. Suas skins iniciais são baseadas no visual mais “coroa” do Exterminador no vindouro O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio, mas é possível encontrar skins baseadas no Arnold jovem do segundo filme e também algumas com seu visual semidestruído, que deixam à mostra seu braço robótico e parte do seu crânio.

Falando do endoesqueleto metálico do Exterminador, é interessante perceber o cuidado da NRS em nos fazer ver as partes metálicas do personagem toda vez que ele é atingido por uma Crushing Blow ou por Fatalities. Seria fácil, a essa altura do desenvolvimento, não inserir isso, mas a decisão demonstra o cuidado em ser fidedigno na representação do personagem.

Os diálogos introdutórios nas lutas fazem referência tanto a momentos icônicos da franquia Exterminador do Futuro como também a outras películas da filmografia de Schwarzenegger. Uma conversa entre o Exterminador e Baraka, por exemplo, referencia um diálogo de O Predador (1987), enquanto a introdução entre o androide e Kabal menciona uma frase de efeito de Um Herói de Brinquedo (1996) e, obviamente, há a inevitável citação de O Sobrevivente (1987) envolvendo o nome Sub-Zero.

Se os diálogos são espertos em celebrar e brincar com o legado do Arnold, a dublagem em si deixa a desejar. Como o ator não reprisa seu papel como o robô assassino, a desenvolvedora precisou contratar um imitador e o resultado é irregular. Em alguns momentos esse soa bastante semelhante ao Arnold da década de noventa, mas em outros, como no grito “get over here!” dado durante o Fatal Blow do personagem, a imitação da voz de Arnold soa mais como um gesto caricatural do que uma tentativa genuína de reproduzir os trejeitos vocais dele. Nesse sentido a dublagem em português do personagem acaba sendo melhor, já que ele é dublado aqui pelo Garcia Jr que costuma dublar Arnold nos filmes e assim transmite a sensação de que estamos de fato ouvindo a “voz do Arnold”.

Em termos de jogabilidade, o Exterminador remete um pouco ao Jason de Mortal Kombat X. Ele é um pouco lento, muitos ataques de agarrar ou arremesso e com combos relativamente curtos, mas que causa bastante dano. Esse dano alto e capacidade de encadear vários arremessos com uma pouca capacidade de sair de posições neutras (quando os dois lutadores estão de pé, longe dos cantos e fora do alcance dos golpes normais um do outro).

Como tem acontecido com muitos personagens em Mortal Kombat 11, as variações competitivas do Exterminador não contem aquelas que são consideradas suas melhores habilidades, sendo mais interessante experimentar com habilidades não contidas nos dois kits competitivos. Talvez o já anunciado patch que inserirá uma terceira variante para todos os personagens traga uma variação competitiva bacana. Uma das habilidades do personagem que mais chama atenção é a que permite que ele ressuscite como seu endoesqueleto metálico.

Em tese seria como a habilidade da D’Vorah de reviver como inseto, dando uma última chance de virar a mesa da luta. Na prática a habilidade é pouco útil. Isso acontece não por causa dos golpes limitados da versão metálica, que causam dano razoável e não podem ser interrompidos, mas porque ele ressuscita com tão pouca vida, é tão lento e recebe dano normalmente que é difícil sequer se aproximar do adversário.

Apesar de algumas habilidades decepcionantes, o Exterminador é uma boa adição ao crescente elenco de lutadores de Mortal Kombat 11 por conta de seu potencial de causar muito dano rapidamente e o cuidado em ser fiel ao legado do personagem e também do Arnold Schwarzenegger.

Trailer

Nenhum comentário: