terça-feira, 13 de agosto de 2019

Crítica – Casal Improvável


Análise Crítica – Casal Improvável


Review  – Casal Improvável
Confesso que não esperava muita coisa deste Casal Improvável. Pelos trailers parecia mais uma daquelas comédias imaturas do Seth Rogen cheias de piadas sobre ânus e pênis sem nada a dizer. O filme não deixa de recorrer a um humor escatológico em alguns momentos, mas em seu cerne há uma competente comédia romântica como há muito não se via.

A trama gira em torno da política Charlotte Fields (Charlize Theron), ela é a Secretária de Estado dos Estados Unidos e está prestes a se lançar em uma campanha presidencial. Para impulsionar sua campanha, ela contrata o jornalista Fred Flarsky (Seth Rogen), um antigo conhecido de infância, para escrever seus discursos. Aos poucos Charlotte e Fred vão se aproximando, mas o envolvimento dela com o atrapalhado jornalista pode por em risco sua candidatura.

Chama a atenção que o filme não trata como uma questão o fato de um homem não deter o protagonismo de um relacionamento. Apesar de não ser o primeiro a colocar uma mulher em alta posição de poder e prestígio em um relacionamento amoroso com um homem mais modesto, outros filmes tratavam isso como um problema a ser superado pelo personagem masculino. O recente Meu Eterno Talvez, por exemplo, fez disso um dos principais conflitos, colocando o personagem para aprender que não há nada errado em não ser o ponto focal da relação.


Aqui, no entanto, não há esse conflito, tratando tudo com bastante naturalidade. Nunca é, para Fred, um problema em ser uma figura de apoio para a namorada poderosa. Os conflitos que emergem entre os dois vem mais do idealismo de Fred em contraposição ao pragmatismo político de Charlotte do que de uma questão de destaque ou poder. Rogen e Theron tem uma ótima química juntos e a trama é eficiente em criar situações em que esses personagens consigam demonstrar o afeto que sentem um pelo outro, como na cena em que os dois dançam escondidos.

Mesmo com todo o romantismo, a narrativa ainda encontra espaço para explorar o senso de humor absurdo e escatológico que é típico dos filmes estrelados por Seth Rogen e é surpreendente como o filme consegue equilibrar toda essa faceta sem noção com o romance sentimental dos dois personagens, criando cenas hilárias em seu absurdo, como o momento em que Charlotte precisa resolver uma crise internacional enquanto está sob efeito de ecstasy ou a estranha primeira transa do casal.

O filme também comenta sobre o contexto político atual, em especial a respeito da ideia de espetacularização da política, na qual os meios de comunicação tratam os políticos como meras figuras midiáticas, fazendo-os se comportar como celebridades que precisam aparecer e polemizar a todo momento. O presidente interpretado por Bob Odenkirk e seu guru midiático vivido por um irreconhecível Andy Serkis são claramente inspirados em Trump e Steve Bannon são concebidos como figuras deslumbradas e patéticas que apelam aos instintos mais baixos das pessoas.

Sensível, bem humorado e distante de noções arcaicas sobre relacionamentos, Casal Improvável é uma comédia romântica como há muito não se via.

Nota: 8/10

Trailer

Nenhum comentário: