quinta-feira, 6 de junho de 2019

Crítica – Killing Eve: 2ª Temporada


Análise Crítica – Killing Eve: 2ª Temporada


Review – Killing Eve: 2ª Temporada
A primeira temporada de Killing Eve foi uma grata surpresa, construindo uma das melhores séries de espionagem da televisão graças ao roteiro afiado e excelente trabalho das atrizes Sandra Oh e Jodie Comer. Essa segunda temporada mantem o alto nível da primeira, focando mais na relação das duas protagonistas do que na intriga da espionagem propriamente dita.

A trama começa bem no ponto em que o ano de estreia encerrou, com Villanelle (Jodie Comer) em fuga depois de ter sido esfaqueada por Eve (Sandra Oh). Além de procurar por Villanelle, Eve se envolve na investigação de misteriosos assassinatos envolvendo uma empresa do ramo digital que pode ter ligação com a agência russa para a qual Villanelle trabalhava.

Jodie Comer continua excelente em retratar a psicopatia excêntrica de Villanelle, alguém que claramente vê as pessoas ao seu redor como meros objetos, não tem qualquer reserva em ser extremamente cruel ou violenta, nem usar as pessoas apenas para descartá-las logo depois.

Por ser alguém tão desprovida de empatia, não deixa de ser curiosa a opção de retratar a paixão (ou seria apenas fixação?) de Villanelle por Eve como uma espécie de crush infantiloide na qual a assassina tenta de qualquer jeito ser notada por Eve, inclusive interferindo no relacionamento de Eve com Niko (Owen McDonell), para tentar se aproximar do seu objeto de afeto (ou obsessão).

Eve, por sua vez, precisa confrontar as consequências de seu ato violento na temporada anterior, se colocando em dúvida se é capaz de ser tão fria e implacável quanto Villanelle enquanto percebe o quanto suas atitudes lhe desumanizam e fazem ver o mundo de outra maneira. Ela também vai se dando conta da fixação que desenvolveu por Villanelle, uma conflituosa mistura de afeto, admiração, cuidado, raiva e frustração, permitindo que a assassina ocupe cada vez mais espaço em sua vida.

Ao longo da temporada Eve também vai percebendo a moralidade ambígua que permeia sua atividade, não havendo uma divisão muito clara que separe os bons ou maus já que os dois lados usam dissimulação, manipulação e táticas moralmente repreensíveis, usando as pessoas como bens descartáveis. Se a primeira temporada era uma trama de “espião versus espião” bem típica, aqui há um olhar mais desencantando ou romantizado em relação a isso, reconhecendo que para ser muito bom nisso requer um grau de psicopatia.

Tal como o ano de estreia, a atual temporada é extremamente eficiente em combinar suspense, drama e até pitadas de comédia graças às personalidades pitorescas de seus personagens. Além disso, encerra em um gancho tão angustiante quanto o da temporada anterior, aumentando a ansiedade para a chegada de uma terceira temporada.

Graças ao talento de seu elenco e hábil manejo narrativo, a segunda temporada de Killing Eve continua a evidenciar que esta é uma das melhores séries em exibição atualmente.

Nota: 9/10


Trailer

Nenhum comentário: