segunda-feira, 10 de junho de 2019

Crítica – Dor e Glória


Análise Crítica – Dor e Glória


Review – Dor e Glória
Dor e Glória é provavelmente o melhor trabalho do diretor espanhol Pedro Almodóvar desde A Pele que Habito (2011). O filme é uma espécie de autoficção na qual Almodóvar reflete sobre suas paixões, frustrações e o move sua arte. É, talvez, o mais perto que o diretor chegou de uma autobiografia.

A narrativa é centrada no diretor de cinema Salvador Mallo (Antonio Banderas) que começa a enfrentar sérios problemas de saúde e, em decorrência disso, começa a refletir sobre sua trajetória de vida e a arte que produziu.

Desde o início fica evidente que o personagem vivido por Banderas foi concebido como um simulacro do próprio Almodóvar, dos figurinos e maneirismos, passando pelo penteado, tudo remete ao célebre diretor espanhol. Não temos como saber o que Almodóvar tirou diretamente da própria biografia ou do que é ficção, mas não importa. O que importa é como o filme, possivelmente mais que qualquer outro filme do diretor, nos proporciona esse mergulho pelo fluxo de consciência do realizador.

É um estudo sobre a arte e como ela nos move, como dá sentido a nossas vidas mesmo diante das dificuldades, mesmo com todos os problemas de saúde que parecem tornar nossas vidas insuportáveis. Dando sinais de depressão e recorrendo ao uso de drogas para conviver com a dor, Salvador vai aos poucos sendo tirado do seu estupor conforme revisita obras antigas e essas obras, além do contato com seus antigos colaboradores, o impelem a voltar a escrever.

O que acompanhamos é uma espécie de processo dialógico no qual o fazer artístico de Salvador o leva a reencontros e reexames de sua vida e experiências afetivas, como se o contato com a arte o fizesse entrar em contato maior consigo mesmo, gerando um impulso maior para transformar essa vivência em arte em uma espécie loop. Através da jornada de seu protagonista, Almodóvar nos instruiu no que o fazer artístico significa para ele.

Sob os olhar de Almodóvar vemos a arte como uma celebração da vida, da experiência humana, dos afetos, dos dissabores. A arte é a razão para que Salvador continue vivo, permitindo que ele se reconecte com pessoas, sentimentos e memórias que acreditava já ter esquecido, dando a ele motivação para tentar resolver seus problemas de saúde.

Além de Banderas, o filme também conta com um ótimo trabalho de Penélope Cruz como a mãe de Salvador em cenas que parecem ser flashbacks da infância do protagonista. Como em outros filmes de Almodóvar, o entendimento da relação do personagem (que aqui é praticamente um simulacro do próprio diretor) é essencial para entender como esse protagonista lida com o mundo.

Em seu trabalho mais pessoal em anos, em Dor e Glória, Pedro Almodóvar nos leva para dentro de sua relação intelectual e afetiva para a arte, mostrando como o labor artístico é central para a vida.

Nota: 8/10


Trailer

Nenhum comentário: