quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Drops – South Park A Fenda que Abunda Força: Um Drink na Casa Bonita e CroCrunch

Crítica - South Park DLC


Nossa sessão de textos curtos explora hoje os dois DLCs lançados para o jogo South Park: A Fenda Que Abunda a Força. Quando escrevemos sobre o RPG, consideramos ele divertido, ainda que um pouco inferior ao primeiro, South Park:The Stick of Truth, agora avaliaremos seus dois conteúdos adicionais que, tal como o jogo original, estão disponíveis para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Um Drink na Casa Bonita

Review - Um Drink na Casa Bonita
Como o título sugere (e os responsáveis pela tradução foram espertos em manter a referência no título em português) esse primeiro DLC funciona como uma espécie de paródia do filme Um Drink no Inferno (1996), com os garotos indo ao restaurante mexicano Casa Bonita (cenário de um dos mais divertidos episódios da série) e o encontrando infestado pelos garotos vampiros da cidade. Para lidar com a ameaça vampira eles recorrem à ajuda dos garotos góticos, rendendo uma nova aliada, a Henrietta, e um novo conjunto de poderes sombrios.

A nova aliada e poderes são a única coisa realmente nova que o DLC oferece ao jogador e como eles são adquiridos já no início, toda a experiência soa como uma repetição do que já fizemos antes. As duas novidades oferecem novas opções de combate, mas é pouco para injetar algum frescor no loop de gameplay. A exploração continua idêntica, com o mesmo tipo de puzzles a serem resolvidos, sem nenhuma nova mecânica. Existem novos artefatos a serem coletados, mas como nenhum deles tem um nível de poder superior aos que se pode encontrar no jogo base e não há nenhum novo slot de equipamento, fica a impressão de que não há muita recompensa pelo progresso.

O que salva o senso de repetição é o senso de humor do roteiro, que constantemente brinca com as convenções de filmes de vampiros e ainda entrega algumas inesperadas reviravoltas, principalmente a aparição do chefe final. Ainda assim é muito pouco para fazer o DLC uma adição indispensável ao jogo, principalmente considerando sua curta duração, podendo ser terminado em cerca de duas horas.

Nota: 6/10

Trailer




Crocrunch

Review - Bring The Crunch
Eu tinha esperança que acontecesse com esse segundo DLC de A Fenda Que Abunda Força o mesmo que aconteceu com os DLCs de Assassin’s Creed Origins (os dois jogos são da Ubisoft) no sentido que a segunda expansão trouxe adições significativas ao gameplay, compensando a repetição do primeiro DLC. Isso, no entanto, não foi o que aconteceu aqui.

A trama da nova expansão leva os garotos de South Park para passarem suas férias no acampamento do Lago Tardicaca, mas chegando lá descobrem que os monitores do local estão sendo mortos. Assim, eles precisam descobrir o que está acontecendo ali para salvarem suas férias. Para auxiliar na missão, os personagens recebem a ajuda de um novo herói, o Cereal de Frutas, enquanto que o protagonista descobre os poderes de uma “garota sobrevivente”. O fato de não podermos alterar os membros da equipe até completarmos a narrativa principal do DLC, no entanto, atrapalha que exploremos plenamente o potencial de combinações táticas dessa nova classe.

Pela premissa fica evidente que a história serve como uma paródia de filmes slasher tipo Sexta-Feira 13 e, como é de se imaginar, o texto consegue extrair boas piadas das convenções desse tipo de história. Também faz graça com o universo dos super-heróis (assim como acontecia no jogo base), em especial com o fato de que alguns heróis tem origens que não se sustentam pela moral contemporânea, como fica evidente da revelação da origem do Cereal de Frutas. Assim como a primeira expansão, também é bem curto, podendo ser finalizado em cerca de duas horas.

Também como o primeiro DLC, o novo conteúdo falha em oferecer qualquer coisa nova ao gameplay além de um novo personagem e alguns novos poderes. Não há qualquer adição significativa ao combate, exploração ou puzzles e Crocruch chega até a repetir um chefão do jogo base ao trazer de volta a stripper obesa em uma batalha completamente igual. Na verdade, a única coisa realmente diferente é o minigame de pesca cuja música soa como uma paródia do tema musical dos acampamentos de Final Fantasy XV. Assim, esse acaba sendo mais uma adição dispensável, ainda que moderadamente divertida, ao jogo original.

Nota: 6/10

Trailer

Nenhum comentário: