quinta-feira, 26 de abril de 2018

Crítica - Híbridos: Os Espíritos do Brasil


Análise Crítica - Híbridos: Os Espíritos do Brasil


Review - Híbridos: Os Espíritos do Brasil
O Brasil é um país enorme e nele existe uma multiplicidade de povos, culturas e crenças. Conhecer o Brasil inteiro seria quase como conhecer diferentes países. O interesse por essa multiplicidade contida em nossa nação funciona como a força motriz deste Híbridos: Os Espíritos do Brasil, documentário feito pelos franceses Priscila Telmon e Vincent Moon, que retrata os rituais religiosos de diferentes religiões em diversas partes do país.

Este não é, no entanto, um documentário feito para nos dar informações sobre esses rituais ou os sistemas de valores e crenças que regem essas manifestações religiosas. Na verdade, exceto pelo letreiro final que diz os nomes e lugares nos quais ocorreram os rituais registrados, o documentário não dá ao expectador nenhum contexto a respeito do que ele está vendo. O interesse dos realizadores reside mais na natureza emotiva e sensorial daqueles eventos do que em explicá-lo. É um documentário que nos quer deixar imersos no êxtase do contato com o sagrado que é experimentado pelos sujeitos filmados.

A câmera e os enquadramentos visam colocar o expectador bem no meio da experiência, colocando-o quase como um observador participante dos eventos filmados. O modo como tudo é filmado nos faz sentir o aperto das aglomerações ou a fumaça de incenso que paira no ar. Os diretores nunca interferem ou interagem diretamente, mas é possível perceber a reverência e admiração que eles tem pelas manifestações religiosas pelo cuidado na composição das imagens, como o belo contraluz durante um ritual indígena ou nas imagens noturnas de uma cerimônia envolvendo a feitura de Santo Daime.

A montagem que encadeia esses diferentes rituais também é outro ponto forte, nos permitindo notar semelhança entre manifestações de religiões que imaginaríamos estar completamente distante umas das outras. As caminhadas, as rodas, os cânticos repetida e fervorosamente entoados são características comuns a grupos que muitas vezes entram em conflito direto uns com os outros. Nesse sentido, o documentário funciona como um exercício de alteridade, revelando os elementos de igualdade que existem entre diferentes.

Híbridos: Os Espíritos do Brasil é um importante documento sobre a diversidade religiosa do Brasil e o lugar de importância que essas manifestações ocupam em nossa sociedade.


Nota: 7/10

Trailer
  

Nenhum comentário: